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Tecnologia

Futuro da mídia: A mudança de comportamento no consumo de mídia

Essio Floridi, da Samsung Ads, fala sobre os novos hábitos do público que assiste TV conectada

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imagem de essio floridi, diretor da samsung ads em entrevitsta ao sbt news
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Tudo passa pela mudança de comportamento de consumo de mídia de conteúdo na TV aberta no celular nos mais diferentes dispositivos. O SBT News conversou com Essio Floridi, diretor de vendas e operações da Samsung Ads na América Latina. 

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SBT News -- Queria que você nos contasse, assim de maneira bastante quase didática, se você me permite, que momento é esse que essa tecnologia voltada para o consumidor tá oferecendo e o que esse consumidor pode esperar? 

Essio Floridi -- Bom dia, boa tarde, boa noite, né? Não sei quais horários vocês estão assistindo aí, isso já é uma mudança. Então, obrigado pelo convite, muito feliz e honrado de estar aqui com você para discutir esse assunto. 

Assim, a Samsung Ads, surge justamente na esteira dessa mudança de comportamento de consumo de mídia. 

"Essa mudança de comportamento se acentuou muito agora com a pandemia. Já vinha acontecendo, mas se acentuou muito. Muita gente em casa consumindo os mais diversos conteúdos, pelos mais diversos meios". 

Então, hoje em dia, a televisão continua sendo muito importante, muito forte, tem um consumo nas plataformas digitais... 

A Samsung identificou essa mudança de comportamento e criou uma operação de venda de publicidade justamente para atender essa mudança. 

A gente tá atuando numa zona que é intermediária, entre a televisão e aos meios digitais. Então, é praticamente um novo meio, a connected TV. 

Então, a Samsung, uma empresa uma das maiores empresas do mundo super conhecida como fabricante de hardware -- televisão, computador, celular, -- cria uma unidade de negócio que para vender publicidade justamente para se aproveitar dessa mudança, é uma oportunidade que surgiu com a mudança de comportamento.

Essio Floridi, da Samsung Ads fala sobre publicidade em televisores conectados | SBT News

SBT News -- Mas dá para a gente dizer que é uma venda de publicidade que tantos veículos contam com esse recurso, faz parte do jogo. Mas, dá para gente dizer que é uma venda de publicidade minimamente mais orientada. Tem mais foco, sabe aonde vai chegar?

Essio Floridi -- Exatamente, isso. É uma publicidade que está sendo exibida na televisão, ela é percebida na televisão é mais que traz vários recursos das plataformas digitais, da mídia digital. 

Então, como métricas, com alguma otimização de campanhas, o uso de dados, principalmente o uso de dados. E quando falo uso de dados, o uso de dados traz grandes vantagens tanto para as marcas que estão anunciando, quanto para os consumidores. 

SBT News -- Por exemplo? 

Essio Floridi -- Para as marcas porque ela evita a dispersão daquela comunicação.

"A ideia central é ter relevância mostrar publicidade certa, no momento certo, para o consumidor correto".

SBT News -- Não tem desperdício? 

Essio Floridi -- Não tem desperdício. Esse é uma grande vantagem para as marcas. 

SBT News -- A marca consegue calcular o ganho por essa estratégia? Por exemplo, não tem desperdício, estou focando um consumidor onde eu vou chegar de maneira mais objetiva, quanto consigo ganhar neste consumo da minha marca? 

Essio Floridi -- A gente consegue medir isso através dos resultados, trazendo vários recursos das plataformas digitais para mensurar. A primeira coisa é usar o dado para gente direcionar a publicidade de forma correta. 

Para as marcas, essa é uma grande vantagem. Vou te dar um exemplo: a gente consegue ter através dos dados que conseguimos ler nos aparelhos de televisão.

A gente consegue saber que tipo de canal que foi consumido na TV linear, aberto ou fechada? Qual programa foi consumido? Que tipo de aparelho tá sendo consumido? O tamanho de tela, então, tem uma série de dados? Inclusive se determinado anúncio de um determinado anunciante foi exibido ou não naquele aparelho de televisão.

Então, reunindo essas informações, a gente consegue direcionar a publicidade e mensurar se aquilo funcionou ou não.

SBT News -- E o consumidor ele sai ganhando de alguma maneira, ele vai saber que só vai receber publicidade e efetivamente lhe interessa, é possível isso?

Essio Floridi -- Sem dúvida. É acho que o maior beneficiado dessa desse uso todo é o consumidor. Porque é a palavra-chave aqui é relevância.

O consumidor ele vai receber a publicidade que lhe interessa. É a publicidade quase como um serviço para o consumidor. Porque quando sou impactado por um anúncio que desperta a minha atenção, que me entrega algo relevante, vou gostar daquilo. Então, esse o nome do jogo relevância.

SBT News -- Gostar e fidelizar né? Isso que também é importante...

Essio Floridi -- Sem dúvida.

"A gente tá vivendo um novo momendo da mídia", diz Floridi | SBT News

SBT News -- Você quer acrescentar alguma coisa nesta conversa?

Essio Floridi -- Quero acrescentar aqui que a gente tá vivendo um novo momento da mídia. A gente só tá no comecinho dessa onda, dessa transformação, muita coisa ainda vai acontecer. 

"Falei que a palavra-chave é relevância, mas uma outra palavra importante nesse jogo é complementariedade". 

Deixaria um recado aqui para os diretores de marketing, vice-presidente de marketing, os diretores de agência aqui para prestarem atenção nesse novo meio... Porque os consumidores estão migrando para essa nova plataforma. 

Então, tá na hora de prestar atenção e agregar isso nos seus planejamentos de mídia.

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Produção e entrevistas por Cido Coelho e Guto Abranches
Edição de imagens: Cézar Camilo
Edição por Cido Coelho

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