Pretalks: "Racismo é uma questão da democracia brasileira", diz Taliria Petrone
Deputada federal pelo PSol do Rio de Janeiro falou ao videocast que discute temas ligados à população negra
SBT News
O terceiro episódio do videocast Pretalks recebeu a deputada federal Taliria Petrone (PSol-RJ). Em entrevista ao apresentador Wallace Neguere, a parlamentar valorizou a histórica aprovação de um o projeto que criou formalmente a Bancada Negra na Câmara dos Deputados. Segundo a congressista, a medida é importante para que a luta contra o racismo seja entendida como "uma questão da democracia brasileira", e não considerada uma pauta identitária.
"A questão do enfrentamento ao racismo não é propriedade de um grupo político ou ideologia. Eu sou uma pessoa de esquerda, meu partido é um partido de esquerda, mas o racismo é uma questão da democracia brasileira. Então esse é um passo muito importante (a criação da Bancada Negra na Câmara). Nessa última semana fizemos reuniões com vários chefes de poderes para apresentar a bancada e temos agora uma bancada formalmente representada na Câmara dos Deputados", disse a deputada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Taliria afirmou que a política está no "cotidiano da vida", desde o preço de produtos e serviços até questões como segurança pública. Ela também afirmou que defende a questão racial como algo central na hora de fazer política. Ela abordou uma série de questões como a necessidade e a dificuldade de se posicionar em situações de preconceito e defendeu uma política centrada em questões raciais.
"A política está sempre em disputa, inclusive na esquerda. Nós fazemos parte de uma geração que disputa a esquerda entendendo a raça como centralidade. A gente ainda escuta como pauta identitária. É estrutural. Você não pensa em orçamento público sem pensar raça, não pensa em economia sem pensar raça", disse a congressista.
+ Bancada negra da Câmara anuncia Damião Feliciano (União-PB) como coordenador-geral
Pretalks
Novembro é o mês da Consciência Negra e para refletir sobre a data o SBT News estreiou Pretalks, um videocast especial dedicado à discussão de temas como o preconceito, o racismo estrutural e a eficácia de políticas públicas orientadas para a população negra. Apresentado por Fernando Jordão e Wallace Neguere, Pretalks receberá a cada episódio uma personalidade negra, da política, das artes ou de ambos para uma conversa franca.
No primeiro episódio, a entrevistada foi a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Ela contou como descobriu, ainda menina, o racismo enquanto morava nos Estados Unidos, fala da irmã assassinada, a vereadora Marielle Franco, faz um balanço do primeiro ano de governo e constata: "O povo negro no Brasil está fadado à morte, infelizmente, de diversas maneiras".
Veja também: