12 mil pessoas foram vítimas do "golpe do mercadinho" em São Paulo
Clientes compraram produtos com valores abaixo do comum, mas não receberam as mercadorias
Marco Pagetti
Cerca de 12 mil pessoas foram vítimas do chamado "golpe do mercadinho", em São Paulo. Clientes compraram produtos com valores muito abaixo dos praticados, entretanto, ficaram sem as mercadorias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo as vítimas, as ofertas começaram a ser divulgadas em grupos de mensagens em abril deste ano. Os pedidos eram pagos antecipadamente, com prazo de entrega de até três meses.
Conforme os produtos chegavam, mais pessoas se interessavam pelo que parecia ser um bom negócio. Até o momento em que ninguém recebia mais nada.
Madalena Costa foi uma das vítimas desse golpe. Ela conta que perdeu R$ 35 mil, pois teria gasto esse valor na compra de cerveja, mas que nunca recebeu. "Eu sei que eu fui lesada e quero o meu dinheiro de volta, eu quero meu dinheiro, porque R$ 35 mil não se acha na caixinha do lixo".
Nesta 5ª feira (09.nov), dezenas de pessoas de protestaram em Guarulhos, na Grande São Paulo, frente ao endereço da empresa responsável pelas encomendas, a MJPL Produtos Alimentícios
As revendedoras que trabalhavam para a MJPL foram hostilizadas pela multidão. As revendedoras dizem que também foram enganadas.
Lucas Freire Braga, advogado especialista em direito do consumidor, dá conselhos de como evitar esse tipo de situação, como desconfiar de produtos muitos baratos e evitar pagamentos via pix para pessoas físicas no lugar de empresas.