Novas regras do WhatsApp entram em vigor neste sábado
Além do Facebook, outras empresas do grupo receberão mais informações; mudança foi anunciada em janeiro

SBT Brasil
Uma nova política de privacidade permitirá que o WhatsApp compartilhe mais dados dos usuários com o Facebook e outras empresas do grupo. A mudança, anunciada em janeiro deste ano, passará a valer a partir deste sábado (15). Desde seu anúncio, a alteração causou repercussão negativa ao redor do mundo.
Entre os dados que serão compartilhados pelas empresas do Facebook estão o número de telefone do usuário e o IP do aparelho celular.
Em virtude das diversas críticas que o aplicativo recebeu pela mudança, o WhatsApp decidiu adiar a data dessa alteração para 15 de maio, para que as pessoas pudessem entender a nova política. Contudo, entidades como a Secretária Nacional do Consumidor pediram na última sexta-feira (7) que esse prazo seja estendido novamente, pois entendem que os novos termos do aplicativo podem violar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).
As novas regras não valerão em países da União Europeia e no Reino Unido, onde o WhatsApp segue a legislação que permite o direito de escolha por parte do usuário.
O Brasil é o segundo país em número de usuários do aplicativo, com cerca de 120 milhões, ficando atrás somente da Índia, onde há pelo menos 400 milhões de contas ativas.