Publicidade
Saúde

Popular entre jovens, remédio para acne usado por Ana Castela não é para todos; entenda riscos

Cantora revelou nas redes sociais que iniciou o uso de isotretinoína após anos lidando com acne; veja quando o medicamento é indicado

Imagem da noticia Popular entre jovens, remédio para acne usado por Ana Castela não é para todos; entenda riscos
Ana Castela revela tratamento contra acne | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

A cantora Ana Castela revelou em suas redes sociais que iniciou o uso do medicamento após anos lidando com o quadro de acne. O caso reacendeu o debate sobre os riscos e os cuidados que envolvem a substância.

+Acne: pesquisadores desenvolvem tratamento que modifica bactéria que causa espinhas

“Essas espinhas na minha cara… pra quem me acompanha há muito tempo, sabe que sofro com acne há muitos anos na minha vida. E agora comecei a tomar Roacutan, meu Deus do céu, gente. Até o Roacutan fazer efeito, essas bombinhas aqui vão sair tudo”, disse a cantora.

A acne é uma condição comum, especialmente na adolescência, mas pode persistir por muitos anos e causar impacto na autoestima. Nos casos mais leves, sabonetes específicos, cremes e ácidos tópicos costumam ser suficientes para controlar o surgimento de cravos e espinhas. No entanto, para quadros mais graves e resistentes, pode ser necessário recorrer a tratamentos mais intensos, como o uso do Roacutan (nome comercial para isotretinoína).

Rosto com acne | Freepik
Rosto com acne | Freepik

O que é isotretinoína?

A isotretinoína é um derivado da vitamina A utilizado em casos de acne moderada a grave. A substância atua regulando a atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo e combatendo inflamações na pele. Com isso, ajuda a controlar a formação de cravos e espinhas.

Efeitos colaterais

Apesar de sua eficácia, a isotretinoína é conhecida por seus efeitos adversos, que podem ser intensos. Entre os principais estão:

  • Ressecamento da pele, lábios e mucosas;
  • Alterações nas enzimas do fígado;
  • Aumento do colesterol;
  • Mudanças de humor;
  • Irritação ocular;
  • Dores musculares;
  • Anemia;
  • Coceira na pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reconhece os efeitos positivos do medicamento para o tratamento de acne, mas já emitiu comunicado para alertar sobre o uso de forma indevida.

"Os efeitos colaterais exigem acompanhamento dermatológico frequente durante e logo após o tratamento: alterações de função hepática, aumento de colesterol e triglicerídeos podem ocorrer. Há ainda relatos de depressão e suicídio durante o tratamento.", ressalta a SBD.

Além disso, o medicamento é contraindicado para gestantes, já que pode causar má-formação fetal. Por esse motivo, mulheres em idade fértil que fazem uso da substância precisam adotar métodos contraceptivos rigorosos durante o tratamento.

Uso controlado e tratamento restrito

Devido à gravidade dos possíveis efeitos colaterais, o Roacutan é um medicamento de venda controlada. A cada mês, é necessário apresentar receita médica e realizar exames de sangue periódicos para garantir que o organismo está lidando bem com a substância.

O tratamento só deve ser iniciado após avaliação médica detalhada, o que inclui a realização de alguns exames (pacientes com alterações hepáticas, por exemplo, não podem seguir o tratamento).

Além disso, a isotretinoína não é indicada para todos os casos de acne. Ela costuma ser prescrita apenas quando os métodos tópicos não são eficazes ou quando a acne tem grande impacto na qualidade de vida do paciente.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade