Publicidade
Saúde

Tite anuncia pausa na carreira após notar "sinais do corpo"; como observá-los?

Ex-técnico da seleção brasileira disse que pretende se cuidar "pelo tempo que for preciso"; decisão ocorre em meio a negociação com o Corinthians

Imagem da noticia Tite anuncia pausa na carreira após notar "sinais do corpo"; como observá-los?
Tite decidiu pausar a carreira para cuidar da saúde mental e física, segundo seu filho, Matheus Bachi | Reprodução/Flamengo
• Atualizado em
Publicidade

Adenor Leonardo Bachi, o técnico Tite, decidiu, nesta terça-feira (22), suspender, por tempo indeterminado, seu retorno à função de treinador profissional de futebol.

+ Chris Martin fala sobre depressão e indica técnicas que têm ajudado a lidar com a doença; entenda

A decisão pegou a torcida do Corinthians de surpresa, já que o treinador negociava um contrato com o clube paulista.

+ Papa Francisco agradeceu a enfermeiro antes de morrer: “Obrigado por me trazer de volta à Praça.”

Tite era aguardado na manhã desta terça-feira (22) no CT Joaquim Grava, e a expectativa era que ele já comandasse o time na próxima quinta-feira, em jogo válido pela Copa Sul-Americana, contra o Racing.

+ Antioxidante natural presente em frutas e vegetais pode retardar demências e ELA, aponta estudo

Em comunicado, seu filho e auxiliar técnico Matheus Bachi, disse que o pai se afastou para cuidar da saúde mental e física. Além disso, o comunicado disse que Tite tomou a decisão após conversar com a família e notar "sinais que o corpo estava emitindo".

"Decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso", disse Tite.

Sinais do corpo de que algo não vai bem

Antes do comunicado de hoje, a manifestação pública de uma questão de saúde mais recente envolvendo o ex-técnico da seleção brasileira ocorreu em agosto do ano passado.

Na ocasião, Tite teve um episódio de arritmia cardíaca durante uma partida do Flamengo contra o Bolívar pela Libertadores da América. Segundo o clube carioca, ele teve um quadro de fibrilação atrial (FA), que foi influenciado pela altitude do estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, que está a mais de 3.600 metros acima do nível do mar. No entanto, ele teve alta médica um dia depois e, na sequência, deixou o Flamengo.

No entanto, o corpo também pode dar sinais físicos e mentais causados pela síndrome de burnout — que até o momento não foi informado se é o caso de Tite.

+ "O ar não entrava, nem saía", relata Fafá de Belém após crise de burnout; veja como identificar

O psicólogo Vitor Friary explica que o burnout é um estado de esgotamento, uma exaustão muito intensa, tanto física quanto emocional e mental. Não é uma doença, mas um distúrbio emocional, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para a psicóloga Thirza Reis, a síndrome de burnout tem três dimensões. A primeira é a do esgotamento físico, psíquico e emocional.

"É um cansaço que não para, uma sensação de estresse contínua e que você não entende muito bem o porquê. Você dorme, no outro dia você acorda e parece que você não dormiu. E isso se repete continuamente", explica.

A segunda é o que se chama de cinismo, um certo negativismo.

"Eu paro de me relacionar, tenho uma irritabilidade, uma falta de concentração, não sou mais tão participativo no trabalho."

O terceiro aspecto é a baixa e a falta de sensação de realização no trabalho. Segunda a psicóloga, a pessoa começa a construir narrativas dentro de si de insuficiência, de que não é boa o suficiente, e de que não está fazendo uma boa entrega.

O estresse acumulado no trabalho pode desencadear o burnout | Freepik
O estresse acumulado no trabalho pode desencadear o burnout | Freepik

Com os desdobramentos psicológicos, chegam sintomas físicos típicos que podem ser considerados como sinais de alerta do burnout.

São eles: a recorrência no cansaço, a vontade de faltar o trabalho, pensamentos mais pessimistas, perda de prazer em reuniões e tarefas do dia a dia, problemas de sono, e emoções como impaciência, irritabilidade e desinteresse frequente.

É possível prevenir?

Thirza ressalta que quando a pessoa percebe o burnout nos níveis iniciais, de que "algo está excedendo" antes dos sintomas físicos aparecerem, é possível evitar que o problema ocorra com auxílio da atividade física regular, por exemplo. Além disso, mudança de hábitos que estejam sendo prejudiciais, seja no trabalho ou na vida pessoal, e uma higiene do sono.

"É essa sensação de alerta constante, de fazer uma coisa pensando em outras três ao mesmo, que vai culminar no burnout", ressalta.

A especialista pontua que atividades como mindfulness, pilates, yoga e meditações em geral ajudam muito a resgatar uma palavra-chave para prevenir o problema e voltar a si mesmo: respiração.

"Por isso, eu sempre falo para as pessoas: na transição de uma atividade para outra, faça uma respiração de dois minutos, um minuto. Cinco vezes, profundamente. Para se despedir da situação que você estava ali antes", ressalta.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade