Governo de SP prorroga vacinação contra gripe até 30 de junho
Medida tem como objetivo aumentar cobertura contra a Influenza; aplicações são feitas em UBSs
A Secretaria da Saúde de São Paulo prorrogou a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade durante todo o mês de junho. A medida, segundo a pasta, tem como objetivo atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a Influenza – vírus responsável pelas infecções respiratórias.
A campanha de imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 645 municípios paulistas. Até o momento, desde o início das aplicações, em março, foi registrada uma cobertura vacinal de 53% no estado, sendo 29,7% de grupos prioritários, como crianças, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e idosos.
“A meta para esta campanha é que ela supere os números do ano anterior [53%], fazendo com que o máximo de pessoas estejam imunizadas”, diz a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang D’Agostini.
+ Gripe, resfriado, pneumonia, Covid-19 ou virose? Saiba identificar as doenças no outono
Ela reforça que, com a chegada do outono e aproximação do inverno, há maior prevalência de doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripes e resfriados, que, se não tratadas adequadamente, podem evoluir para um infecção local ou até mesmo pneumonia. “Esse período acentua as doenças respiratórias agudas, por isso, para evitar a proliferação do vírus, é fundamental adotar as medidas de prevenção e se imunizar”, recomenda.