Ficar em silêncio é bom ou ruim para as relações amorosas? Estudo traz respostas
Momentos de quietude podem indicar o nível de satisfação dos parceiros no relacionamento; entenda
W
Wagner Lauria Jr.
24/02/2025, 16:00 • Atualizado em 24/02/2025, 16:00
compartilhar
Silêncio pode indicar se sua relação está insatisfatória ou não | Freepik
"Por que achamos necessário tagarelar sobre besteiras para ficarmos confortáveis?", disse Uma Thurman, no papel de Mia Wallace a John Travolta, interpretando Vincent Venga no filme "Pulp Fiction". "É uma boa questão", responde Vincent. Ao que Mia prossegue: "é quando você sabe que encontrou alguém especial: no momento que consegue ficar calado por um minuto e confortavelmente compartilhar o silêncio com a pessoa".
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Um novo estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido, sugere que o silêncio, muitas vezes interpretado como desconfortável ou estranho, pode ser benéfico para casais em determinadas situações. Além disso, funciona como o termômetro que indica como a relação está (veja mais detalhes abaixo).
A pesquisa indica que momentos de quietude podem representar intimidade, cumplicidade e relaxamento em um relacionamento.
Para investigar os diferentes efeitos do silêncio, os pesquisadores realizaram quatro estudos nos quais participantes foram convidados a refletir sobre episódios de silêncio vivenciados com seus parceiros. Alguns escreveram sobre silêncios associados a desentendimentos e tensão, enquanto outros relataram momentos de tranquilidade compartilhada.
Silêncio como termômetro das relações
Os resultados apontaram que o motivo do silêncio influencia diretamente suas consequências emocionais. Quando percebido como um sinal de desconforto ou hostilidade, o silêncio estava ligado a sentimentos negativos e menor satisfação no relacionamento. Por outro lado, quando o silêncio era encarado como um estado natural e confortável, ele estava associado a emoções positivas e maior sensação de conexão entre os parceiros.
A pesquisa ressalta que o silêncio nos relacionamentos pode comunicar tanto intimidade quanto insatisfação. "O silêncio compartilhado entre parceiros é uma dimensão rica e pouco explorada das relações românticas. Ele pode representar cumplicidade e entendimento mútuo ou, em outros casos, expressar julgamento e descontentamento, mesmo sem palavras", explicaram os autores do estudo.
Nem sempre o silêncio é a resposta
O silêncio, no entanto, não deve se sobressair às conversas sobre o relacionamento, ou seja, as famosas DR's quando necessárias, apontadas por especialistas como um caminho para construir um relacionamento saudável.
A psicanalista Vera Cristina brinca que "todos os acordos devem ser escritos a lápis", já que, no decorrer do tempo, é preciso rever o que foi pré-estabelecido.
"Penso que isso é bastante saudável, um ouvir o outro sobre as suas demandas e possibilidades de aceitação ou não", explica
A psicóloga Andrea Lorena ressalta que um relacionamento saudável só funciona se o casal mantiver conversas assertivas, e que sempre na relação há os desejos conjuntos e os individuais. Por isso, caso a pessoa esteja descontente com a relação, é importante que ela investigue a origem desse sentimento.
"Após esse mergulho interno, a pessoa deve chamar o parceiro para conversar, sendo honesta consigo e com o outro. Em alguns casos, ambos identificarão juntos questões que podem ser comuns", disse.
Segundo ela, o descontentamento costumar estar nas expectativas e valores depositados pela pessoa na relação amorosa.
Ficar em silêncio é bom ou ruim para as relações amorosas? Estudo traz respostasMomentos de quietude podem indicar o nível de satisfação dos parceiros no relacionamento; entendaSaúde2025-02-24T16:00:10.652Z"Por que achamos necessário tagarelar sobre besteiras para ficarmos confortáveis?", disse Uma Thurman, no papel de Mia Wallace a John Travolta, interpretando Vincent Venga no filme "Pulp Fiction". "É uma boa questão", responde Vincent. Ao que Mia prossegue: "é quando você sabe que encontrou alguém especial: no momento que consegue ficar calado por um minuto e confortavelmente compartilhar o silêncio com a pessoa". Um novo estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido, sugere que o silêncio, muitas vezes interpretado como desconfortável ou estranho, pode ser benéfico para casais em determinadas situações. Além disso, funciona como o termômetro que indica como a relação está (veja mais detalhes abaixo). A pesquisa indica que momentos de quietude podem representar intimidade, cumplicidade e relaxamento em um relacionamento. Como foi feito o estudo? Para investigar os diferentes efeitos do silêncio, os pesquisadores realizaram quatro estudos nos quais participantes foram convidados a refletir sobre episódios de silêncio vivenciados com seus parceiros. Alguns escreveram sobre silêncios associados a desentendimentos e tensão, enquanto outros relataram momentos de tranquilidade compartilhada. Silêncio como termômetro das relações Os resultados apontaram que o motivo do silêncio influencia diretamente suas consequências emocionais. Quando percebido como um sinal de desconforto ou hostilidade, o silêncio estava ligado a sentimentos negativos e menor satisfação no relacionamento. Por outro lado, quando o silêncio era encarado como um estado natural e confortável, ele estava associado a emoções positivas e maior sensação de conexão entre os parceiros. A pesquisa ressalta que o silêncio nos relacionamentos pode comunicar tanto intimidade quanto insatisfação. "O silêncio compartilhado entre parceiros é uma dimensão rica e pouco explorada das relações românticas. Ele pode representar cumplicidade e entendimento mútuo ou, em outros casos, expressar julgamento e descontentamento, mesmo sem palavras", explicaram os autores do estudo. Nem sempre o silêncio é a resposta O silêncio, no entanto, não deve se sobressair às conversas sobre o relacionamento, ou seja, as famosas DR's quando necessárias, apontadas por especialistas como um caminho para construir um relacionamento saudável. A psicanalista Vera Cristina brinca que "todos os acordos devem ser escritos a lápis", já que, no decorrer do tempo, é preciso rever o que foi pré-estabelecido. "Penso que isso é bastante saudável, um ouvir o outro sobre as suas demandas e possibilidades de aceitação ou não", explica A psicóloga Andrea Lorena ressalta que um relacionamento saudável só funciona se o casal mantiver conversas assertivas, e que sempre na relação há os desejos conjuntos e os individuais. Por isso, caso a pessoa esteja descontente com a relação, é importante que ela investigue a origem desse sentimento. "Após esse mergulho interno, a pessoa deve chamar o parceiro para conversar, sendo honesta consigo e com o outro. Em alguns casos, ambos identificarão juntos questões que podem ser comuns", disse. Segundo ela, o descontentamento costumar estar nas expectativas e valores depositados pela pessoa na relação amorosa.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/saude/ficar-em-silencio-e-bom-ou-ruim-para-as-relacoes-amorosas-estudo-traz-respostas