Publicidade
Saúde

Domingo é dia de curar a ressaca, mostram pesquisas

SBT News conversou com médico para responder a principal pergunta dos brasileiros sobre o tema: como curar a ressaca?

Imagem da noticia Domingo é dia de curar a ressaca, mostram pesquisas
Pesquisas sobre ressaca tiveram aumento no Google | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Publicidade

Domingo é dia de curar ressaca. E quem diz são os dados do Google Trends. Nos últimos 30 dias, os picos de procura pelo termo entre os brasileiros apresentam algo em comum: são sempre aos domingos.

+ Confira mais notícias sobre Saúde

Até mesmo no carnaval, o dia campeão de pesquisas sobre o tema foi o domingo (11). Ele alcançou o segundo lugar no ranking de buscas sobre ressaca em 2024, perdendo só para o dia 1º de janeiro.

E não é para menos. Entre as cinco principais buscas relacionadas ao assunto, três delas estão associadas ao carnaval: "kit ressaca carnaval", "bloco da ressaca 2024" e "ressaca de carnaval". Outra pesquisa bastante feita pelos brasileiros no Google é uma pergunta: como curar a ressaca?

Três das cinco principais pesquisas sobre ressaca envolvem carnaval | Fernando Frazão/Agência Brasil
Três das cinco principais pesquisas sobre ressaca envolvem carnaval | Fernando Frazão/Agência Brasil

O SBT News conversou com o médico Luis Fernando Penna, líder do pronto atendimento do Hospital Sírio-Libanês, para responder a essa e a outras perguntas.

Como curar a ressaca?

Não há um remédio que cure a ressaca. Segundo o médico, os medicamentos usados depois do consumo excessivo de álcool são apenas sintomáticos, ou seja, usados para os incômodos que a bebida vai gerar no seu corpo. Se tiver dor de cabeça, um analgésico; se sentir enjoo, um remédio para náusea.

"Não tem um medicamento específico que combata a ressaca ou diminua o tempo dela, apenas os sintomáticos mesmo. E uma boa hidratação, com consumo de alimentos leves nas 24 horas seguintes da ingesta de álcool em excesso", diz Penna.

Quais são os principais sintomas da ressaca?

  • dor de cabeça
  • náusea
  • falta de apetite
  • desidratação

E quanto tempo dura a ressaca?

Segundo o médico, a pessoa que exagerou no consumo de álcool costuma começar a sentir os sintomas depois de 8 a 12 horas. É o começo da ressaca.

Os sintomas persistem por cerca de 24h, mas o efeito pode ser reduzido se cuidados como descansar, se hidratar e consumir alimentos leves forem seguidos.

"Tem pessoas que acabam tendo menor efeito da ressaca que outros, mas isso é de cada corpo e também da ação dos componentes tóxicos do álcool dentro do corpo", destaca Penna.

Quando procurar ajuda médica?

De acordo com Penna, pessoas que estão consumindo bebida alcoólica devem evitar esforço físico intenso, não associar medicações que sejam controladas – como ansiolíticos ou analgésicos opioides – e não usar drogas ilícitas. Os sinais de alerta para procurar atendimento médico são:

  • sonolência
  • perda de consciência
  • dores no peito
  • desmaios
  • vômitos
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade