Publicidade
Saúde

Clínica da Criança, reaberta no RS, já está sem funcionar por falta de pediatras

Prefeitura de Canoas havia buscado recurso estadual para reativar os leitos

Imagem da noticia Clínica da Criança, reaberta no RS, já está sem funcionar por falta de pediatras
Clínica da Criança é fechada por falta de pediatra | Prefeitura de Canoas
Publicidade

A Clínica da Criança, reinaugurada na última segunda-feira (21) em Canoas, Rio Grande do Sul, está sem atendimento por falta de médicos. Mesmo com os 18 leitos reabertos com recursos do Estado, a unidade precisou suspender o funcionamento por não ter pediatras escalados.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) denunciou o caso após uma médica permanecer quase 36 horas de plantão por não ter substituto. Ela só conseguiu deixar o hospital após a transferência da criança que atendia na UTI pediátrica.

"É inaceitável o que aconteceu. Ela ficou presa na unidade sem preparo prévio para o plantão, sem segurança para sair e sem escala médica. É inadmissível abrir uma clínica pediátrica com UTI e não ter profissionais para cobrir todo o período", afirmou o presidente do Simers, Marcelo Matias.

O sindicato anunciou que levará a situação ao Conselho Regional de Medicina (Cremers) e à Secretaria Estadual da Saúde. A Prefeitura de Canoas informou que o Hospital Universitário, onde funciona a Clínica da Criança, é administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM), vencedora de licitação em dezembro de 2024.

Em nota, o município declarou que notificou a entidade gestora e está adotando medidas administrativas e jurídicas para garantir a assistência médica. Para o município, a prioridade é assegurar o atendimento aos pacientes de Canoas e dos municípios referenciados.

+ Anvisa suspende medicamento milionário para distrofia muscular após mortes nos EUA

+ Qual é o impacto da automação e da IA na saúde mental de trabalhadores?

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade