Hemocentro de Brasília só tem 50% do estoque ideal de sangue
Pior nível em 5 anos pode comprometer abastecimento de hospitais
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) trabalha atualmente com 50% do estoque estratégico de sangue após a queda das doações em setembro e outubro. Esta situação de emergência é a pior dos últimos 5 anos e pode afetar os atendimentos nos hospitais do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança e o Hospital das Forças Armadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A necessidade de doação abrange todos os tipos sanguíneos, especialmente os grupos O positivo, O negativo e A positivo, que possuem uma maior demanda entre os pacientes. Esses tipos sanguíneos estão 40% abaixo do nível considerado seguro.
Além dos pacientes que precisam de transfusões regulares, como as pessoas com doenças do sangue e os pacientes oncológicos, há ainda demanda para diversos tipos de cirurgias e para atendimentos de emergência.
As doações precisam ser contínuas porque algumas partes do sangue que vão para os pacientes têm validade limitada. As plaquetas, usadas em tratamento contra cânceres, por exemplo, têm duração de apenas cinco dias.
Doe Sangue
O agendamento da doação de sangue pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. Há ainda a possibilidade de encaixe, de acordo com a disponibilidade de vagas ociosas no dia. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte) e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.