Cada vez mais brasileiros buscam por assuntos relacionados à saúde mental
Hormônio para estresse e exaustão foram outros temas muito procurados na internet
Liane Borges
Para quem viveu anos turbulentos, incluindo uma pandemia de um vírus que nos obrigou a mudar toda uma rotina, a saúde mental do brasileiro passa por uma espécie de "revisão". Assuntos relacionados ao tema são cada vez mais buscados na internet.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com um levantamento de uma plataforma digital, nossa principal preocupação é com o ambiente de trabalho. Entre as doenças relacionadas, está a síndrome de burnout, que é o esgotamento profissional detectado por um conjunto de sintomas.
"Falta de desempenho no trabalho adequado. Então, o indivíduo começa a cair sua produtividade. Além disso, ele começa a chorar, ele começa a ter desânimo, impaciência, falta de atenção, falta de motivação para trabalhar", explica o psiquiatra Bruno Pascale.
A especialista em marketing digital Ana Carolina Santos da Silva teve que se afastar após dois anos de trabalho exaustivo na administração de um condomínio. "A insônia foi o pior, né, porque eu parecia um zumbi. Porque eu ia trabalhar muito cansada e voltava muito cansada, querendo dormir, mas eu também não conseguia dormir", conta.
Situações do tipo passaram a dominar a cabeça do brasileiro, já que as buscas pelo termo "saúde mental" aumentaram 50% em pouco mais de um ano. Se a pandemia assustou, por outro lado pode ter estimulado a busca por uma vida melhor, para aprender a lidar com as circunstâncias.
Entre outras expressões buscadas, "saúde mental no trabalho" cresceu quase e impressionantes 240% em 15 meses. Hormônio para estresse (crescimento de 184%) e exaustão (124%) foram outros tópicos procurados na internet. No geral, o Brasil ficou em 12º do ranking elaborado pela plataforma Semrush.