Publicidade
Saúde

Surto de influenza gera aumento da demanda em UPAs no Rio de Janeiro

Houve um crescimento de 40% no número de casos

Imagem da noticia Surto de influenza gera aumento da demanda em UPAs no Rio de Janeiro
Vacina de gripe
• Atualizado em
Publicidade

A cidade do Rio de Janeiro suspendeu, nesta 3ª-feira (30.nov), por falta de doses, a vacinação contra a gripe. A paralisação acontece em meio a um surto da doença, com aumento de quase 40% no número de casos. 
Quem procurou um posto de saúde durante o dia foi pego de surpresa. "Vim procurar a vacina da gripe, não tem acabou. Tá faltando em todos os postos", diz a protética, Luciana Silveira.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A Secretaria Municipal de Saúde diz que, somente na última semana, foram identificados 6,5 mil infecções de influenza na cidade, com 23 internações de crianças e 1 de adulto causadas pela doença. A investigação epidemiológica indicou que, o percentual de positividade para covid-19, é de apenas 2%, e 97% das notificações corresponderam a infecções pelo vírus h3n2 (influenza a), subtipo h3n2. Os outros 4,5% representam episódios de vírus sincicial respiratório. O aumento, dos casos de gripe, também, fizeram a população correr aos postos para se imunizar contra a doença. Por isso, os especialistas reforçam a necessidade da vacinação.

Para o pesquisador em saúde pública da Fiocruz, Marcelo Gomes, "esse retorno do vírus influenza nada mais é do que uma consequência natural, embora indesejável, dessas diversas flexibilizações e baixada de guardas generalizadas, tanto por parte das autoridades quanto da própria população".

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município do Rio bateu o recorde de vacinação contra gripe deste ano, com 67.627 doses aplicadas e atingiu, até o momento, 60,6%, abaixo da média nacional, que é 70%, do público-alvo (idosos, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde). 

O surto de gripe se refletiu, também, no número de testes de covid-19 aplicados no município recentemente, já que há sintomas bem parecidos entre as duas doenças. Entre as mesmas semanas - entre os dias 7 a 11 de novembro e 14 a 20 de novembro - o número cresceu 38%. Nesse período, a taxa de exames com resultado positivo caiu de 2% para 1%, segundo o painel da prefeitura.

A imunização contra a influenza na cidade do Rio deve ser retomada nesta 4ª-feira (1 dez) com a chegada de 170 mil doses.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade