Primeira fase da vacinação contra gripe termina com 8% de imunizados
Com início no dia 12 de abril, a campanha tem o objetivo de imunizar 79,4 milhões de pessoas no país. Próxima etapa se inicia na próxima terça-feira (11)
A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe no Brasil se encerra com aproximadamente 7,6 milhões de imunizados. Esse valor corresponde a 8% do total que a campanha busca atingir até seu término, no dia 9 de julho deste ano, com 79,4 milhões de brasileiros.
Em paralelo, a aplicação de doses contra a Covid-19 segue a campanha definida pelos estados e municípios. A recomendação é que se tenha um intervalo de 14 dias entre a aplicação das vacinas para as duas doenças diferentes.
Esta primeira etapa de imunizações teve como foco crianças entre 6 meses e 6 anos, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde, gestantes e mulheres puérperas. Para essa fase, foram distribuídas mais de 27 milhões de doses aos estados.
De acordo com o painel do Ministério da Saúde, os estados que mais vacinaram foram: Sergipe (11,5%), Maranhão (10,9%), Goiás (10,5%), Mato Grosso do Sul e Paraíba (10,4%).
A próxima etapa da campanha começa na próxima terça-feira (11) e tem término previsto para o dia 8 de junho deste ano. Essa fase é destinada aos idosos com mais de 60 anos e professores. O Ministério da Saúde espera que aproximadamente 33 milhões de pessoas sejam vacinadas.
Já a última etapa, que ocorre entra 9 de junho e 9 de julho, irá abranger 22 milhões de pessoas, sendo o público alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário; funcionários de presídios; presidiários; e adolescentes em medidas socioeducativas.