Política

Moraes envia pedido de extradição de Carla Zambelli ao MJ

Documento foi oficializado nesta quarta (11); deputada foi para Itália após ser condenada

Imagem da noticia Moraes envia pedido de extradição de Carla Zambelli ao MJ
Carla Zambelli (PL-SP) | Divulgação/Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou, nesta quarta-feira (11), o pedido de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão de Zambelli, condenada a 10 anos de reclusão. No entanto, a deputada foi para a Itália com o objetivo de evitar a execução de sua condenação pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023.

O documento enviado pelo ministro contém a cópia da decisão judicial que a condenou, os artigos do Código Penal que fundamentaram a sentença, além de um resumo para que o governo brasileiro possa formalizar o pedido de extradição junto às autoridades italianas.

No texto, Moraes detalhou as garantias que o Brasil oferecerá à deputada, caso a Itália aceite a extradição, como não ser submetida a prisão ou processo por fato ocorrido antes do pedido de extradição, não impor prisão perpétua, não aumentar a pena por motivos políticos e não submeter a parlamentar à tortura e tratamentos desumanos.

No fim de semana, o ministro determinou a execução imediata da sentença contra Zambelli, após a Primeira Turma do STF negar, por unanimidade, o recurso apresentado pela defesa da deputada, que buscava anular a condenação.

Últimas Notícias