Publicidade
Política

Ministério da Saúde envia kits emergenciais para atender 195 mil pessoas no RS

Cada kit tem 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas e ataduras

Imagem da noticia Ministério da Saúde envia kits emergenciais para atender 195 mil pessoas no RS
Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) fez mais de 3,5 mil atendimentos às vítimas das fortes chuvas no RS | Thales Alves/MS
Publicidade

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (20), que, desde o início da tragédia climática no Rio Grande do Sul, enviou ao estado 130 kits emergenciais, com medicamentos e insumos. Segundo a pasta, eles têm capacidade para atender 195 mil pessoas por até 30 dias.

+ É um momento de cobrar que países façam sua parte sobre mudanças climáticas, diz deputado federal

"Cada kit é composto por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas, ataduras e outros", explica o ministério, em comunicado.

Dentre os 130, 30 chegaram à Base Aérea de Canoas no domingo (30). "Nesta segunda-feira (20), está prevista a chegada de mais cinco kits. Os medicamentos e insumos serão usados nos atendimentos dos hospitais de campanha da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão montados no estado", acrescenta a nota.

O ministério ressalta ainda que, num período de 15 dias, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) fez mais de 3,5 mil atendimentos às vítimas das fortes chuvas no estado. O Hospital e Campanha de Canoas fez 2.041 atendimentos, a unidade Porto Alegre, 503, e a estrutura de São Leopoldo, a mais recente a começar operações, 47.

"As equipes volantes atenderam 887 pessoas. Houve, no acumulado, 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais", acrescenta a pasta.

O mais recente balanço da tragédia no RS, divulgado pela Defesa Civil do estado no início da tarde desta segunda-feira, mostra que há 157 óbitos confirmados e 88 pessoas estão desaparecidas. As fortes chuvas afetaram 463 municípios e 76.188 pessoas. Há 581.633 desalojados e 76.188 indivíduos em abrigos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade