Ministério da Educação abre lista de espera para o Prouni; saiba como manifestar interesse
Programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%), em cursos de graduação e de formação específica
Guilherme Resck
O Ministério da Educação (MEC) deu início, nesta segunda-feira (18), ao período de manifestação de interesse para a lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre deste ano.
+ Governo Lula reforça fiscalização do Bolsa Família
Segundo a pasta, os candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas da edição podem manifestar interesse em participar da lista até as 23h59 (horário de Brasília) desta terça-feira (19), por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, devem clicar em "Manifestar interesse" e fazer login com a conta gov.br.
O resultado da lista de espera será disponibilizado pelo MEC na sexta-feira (22) no Portal Único de Acesso. Nesta edição do Prouni, o MEC ofertou 406.428 bolsas, 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão comparecer às instituições para as quais foram indicados, no período de sábado (23) a 4 de abril, para comprovarem as informações prestadas em suas inscrições.
"Os pré-selecionados devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino", ressalta o MEC.
O que é o Prouni
O Prouni é um programa do MEC, criado pelo governo federal em 2004. Ele oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. Tem como público-alvo o estudante que não possui diploma de nível superior.
+ Alckmin pede a Rui Costa "mais entusiasmo" em apresentação de ações do governo
Para se inscrever no Prouni, é necessário ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas das cinco provas do Enem. O estudante também não pode ter tirado zero na redação do exame nem ter participado como treineiro.
O candidato pré-selecionado para o Prouni deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (atualmente, R$ 2.118,00), para obter a bolsa integral. No caso da bolsa parcial, a renda mensal por pessoa exigida é de até 3 salários mínimos (R$ 4.236,00).
Ainda de acordo com o MEC, para participar do Prouni, é necessário atender a no mínimo uma destas condições:
- Tenha cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
- Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.