Lula se oferece para intermediar diálogo entre EUA e Venezuela
O chanceler Mauro Vieira informou que Trump concordou com a proposta do presidente brasileiro


Rafael Porfírio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump na madrugada deste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, à margem da reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Lula se ofereceu para ser interlocutor entre Estados Unidos e Venezuela.
“Ele se prontificou a ser um contato, ser um interlocutor, como já foi no passado com a Venezuela, para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis e corretas entre os dois países. E que o Brasil estará sempre disposto a atuar como um elemento de promoção da paz e do entendimento e que sempre foi a tradição do Brasil e que continuará sendo”, disse Vieira. O chanceler afirmou que Trump agradeceu e concordou com a proposta.
Segundo Mauro Vieira, o encontro foi “muito positivo” e o saldo final foi “ótimo”. Trump, ainda de acordo com o ministro, declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar ainda neste domingo.
“O presidente Trump declarou que dará instruções à sua equipe para que comece um processo, um período de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda”, completou o chanceler.
O encontro marcou o primeiro contato oficial entre os dois presidentes desde que Trump assumiu a Casa Branca e desde o início das tensões comerciais com o chamado “tarifaço” contra produtos brasileiros.








