Publicidade
Política

Lula participa nesta segunda (11) da entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira

Primeira edição reconhece resultados positivos na educação básica e busca valorizar feitos de estados, municípios, escolas e alunos da rede pública de ensino

Imagem da noticia Lula participa nesta segunda (11) da entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira
Presidente Lula (PT) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira (11) da entrega da primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, organizado pelo Ministério da Educação. A cerimônia será às 15h, no Palácio do Planalto.

+ Lula e Alckmin se reúnem em meio à expectativa de anúncio de plano de contingência ao tarifaço de Trump

A iniciativa reconhece resultados positivos conquistados na educação básica e valoriza estratégias e ações de estados, municípios, escolas e estudantes da rede pública de ensino para melhorar a qualidade da aprendizagem, segundo o MEC.

A edição de 2025 premia vencedores em oito categorias:

  • Educação infantil;
  • Alfabetização;
  • Anos iniciais do ensino fundamental;
  • Anos finais do ensino fundamental
  • Ensino médio
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Educação em tempo integral;
  • Educação profissional e tecnológica.

Premiados foram selecionados a partir de "importantes indicadores da educação brasileira, sem necessidade de inscrição", informou o MEC.

+ Brasil tem quase 1 milhão de crianças e adolescentes fora da escola, diz Unicef

Nesse sentido, a edição de estreia do Prêmio MEC considerou dados mais recentes do Censo Escolar, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), da Avaliação da Alfabetização e do desempenho dos estudantes no Enem. Análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"A premiação adota como princípios a igualdade de acesso e oportunidades educacionais para todos; o enfrentamento das desigualdades que comprometem a equidade educacional na garantia no direito humano à educação; e o fortalecimento das iniciativas e das estratégias alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE), que promovam a melhoria contínua da aprendizagem na educação básica", detalhou o ministério.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade