Política

"Centrão nos ajudou a salvar mandato de Glauber", diz líder do governo Lula

José Guimarães lembra que proposta para substituir pena de cassação por suspensão partiu de Pedro Paulo, do PSD

Imagem da noticia "Centrão nos ajudou a salvar mandato de Glauber", diz líder do governo Lula
José Guimarães fala ao microfone (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE), reconheceu à coluna que o Centrão ajudou a esquerda a salvar o mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que teve a pena de cassação transformada em suspensão por seis meses.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

"Foi uma vitória da democracia. Aqui, ninguém cassa deputado que não tenha cometido crime. E vários do Centrão trabalharam nesse sentido. A proposta de substituir a cassação por suspensão é do Pedro Paulo (PSD-RJ)", disse Guimarães. Pedro Paulo é um adversário político de Glauber no Rio de Janeiro, mas estendeu a bandeira branca e apresentou a emenda que aliviou a pena do colega.

Glauber começou a quarta-feira (10) com a certeza da cassação, mas o clima mudou no início da noite. Em meio à insatisfação generalizada de deputados com a condução da Câmara pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) — sobretudo após a sessão tumultuada da terça-feira que terminou com agressão de jornalistas — o governo viu espaço para entrar em campo e virar o jogo em favor do deputado do PSOL.

O secretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, telefonou para deputados insatisfeitos do Centrão e conseguiu os votos necessários. O próprio Guimarães e o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, buscaram pares irritados com Motta e propuseram a aliança até então imprevista.

Nos bastidores, integrantes do Palácio do Planalto classificaram a vitória em favor de Glauber como um “troco” em Hugo Motta, após a aprovação do projeto de lei da dosimetria sem avisar previamente o governo de que pautaria o tema.

Últimas Notícias