Publicidade
Política

Após rumores, Haddad nega reajuste do Bolsa Família

Ministro da Fazenda desmentiu boato que surge em meio à mudanças no programa, anunciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social

Imagem da noticia Após rumores, Haddad nega reajuste do Bolsa Família
Fernando Haddad, ministro da Fazenda | Washington Costa/MF
Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou a jornalistas nesta quinta-feira (15) que não há nenhuma discussão sobre reajuste no valor do Programa Bolsa Família. O valor mínimo garantido pelo programa de transferência de renda do governo é de R$ 600 por família.

Segundo o ministro, por enquanto, estão sendo discutidas apenas medidas pontuais para o cumprimento da meta fiscal ainda deste ano, que serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a viagem ao Uruguai, para o velório do ex-presidente Pepe Mujica.

Haddad disse que estão sendo identificados alguns gargalos e problemas, nas despesas e receitas do programa. "Não tem demanda, estudo, pedido de orçamento para o MDS. Zero. Não está em cogitação", disse em resposta aos questionamentos de um possível aumento do valor do Bolsa Família para R$ 700.

O ministro informou que o Orçamento de 2026 não está sendo nem discutido ainda e que a previsão é que comece entre o final de junho e o início de julho.

+ Lula participa de velório de Pepe Mujica no Uruguai

"Não há pressão para absolutamente nenhuma iniciativa nova. Isso vale para os demais ministérios também. Não há demanda de espaço fiscal para projetos novos. E é isso. Eu vim esclarecer isso porque eu estou vendo circular uma série de coisas que não procedem", completou Haddad.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) também esclareceu que não há qualquer decisão ou estudo em andamento sobre um novo reajuste no Programa Bolsa Família.

Nesta quinta, o MDS anunciou que o programa passará por mudanças na chamada Regra de Proteção a partir de junho. A pasta publicou uma portaria anunciando "alterações nas regras de transição para famílias beneficiárias que passam a ter renda acima do limite de entrada". Atualizações também mexem com tempo de permanência no programa.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade