Cúpula da Amazônia é um passo a mais para transformar a região, diz Lula
Lula respondeu a um comentário do ator Mark Ruffalo sobre a falta de metas para proteger a floresta
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu, neste domingo (13.ago) ao ator Mark Ruffalo em uma rede social a respeito da Cúpula da Amazônia. Ao ser questionado pelo artista sobre a falta de metas na Declaração de Belém para proteger a floresta, Lula citou o encontro e respondeu:
Proteger a floresta é realmente um desafio imenso. A Cúpula da Amazônia reuniu países da região de forma inedita para isso. Foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. https://t.co/sWGxr9Yqsm
? Lula (@LulaOficial) August 13, 2023
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na última semana, chefes de Estado de países amazônicos estiveram reunidos na Cúpula da Amazônia e divulgaram a Declaração de Belém, o documento que oficializa o comum acordo entre Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, e contém 113 objetivos para preservação da região. Entidades ambientais já haviam questionado a falta de metas para o desmatamento e, também, a falta de soluções que evitem tantas mudanças no clima.
O presidente disse em sua publicação que o documento é um ponto de partida e que desde que assumiu o Governo, tem combatido o desmatamento da Amazônia e vai seguir trabalhando para serem estabelecidas metas de preservação dos biomas.
Na Declaração de Belém estabelecemos uma série de compromissos, como um plano de segurança que vai criar bases fluviais e terrestres. Segurança para proteger o nosso bioma. É o ponto de partida para a construção de um consenso em torno da proteção da Amazônia. E os países da América do Sul estão conscientes dessa importância.
*Com informações da Agência Brasil