Segundo turno das eleições será monitorado por 7 missões internacionais
Entidades deverão divulgar relatório sobre transparência e aprimoramento do sistema
Camila Stucaluc
O segundo turno das eleições, marcado para o próximo domingo (30.out), será monitorado por sete Missões de Observação Eleitoral (MOEs). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os grupos já foram cadastrados junto à Corte e já se encontram em diferentes cidades para reuniões com autoridades públicas, partidos políticos e a sociedade civil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"As observações eleitorais são uma prática em todo o mundo, realizadas para dar mais transparência ao processo de eleições a partir da participação de instituições e cidadãos, a fim de sugerir aprimoramentos do sistema", disse o TSE, informando que os relatórios do segundo turno devem ser emitidos alguns meses após o pleito.
Foram credenciadas como MOEs as seguintes instituições: Organização dos Estados Americanos (OEA), Parlamento do Mercosul (Parlasul), Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Roaje-CPLP), Carter Center, Unión Interamericana de Organismos Electorales (Uniore), International Foundation for Electoral Systems (IFES) e Transparencia Electoral.
+ Bolsonaro e Lula fecham estratégias para último debate antes do 2º turno
Além disso, missões diplomáticas sediadas em Brasília, a convite do TSE, assistirão a sessões de trabalho sobre o sistema eleitoral brasileiro e sobre o treinamento de mesários. No domingo da eleição, os embaixadores também visitarão alguns locais de votação e acompanharão Testes de Integridade das urnas eletrônicas.