Prefeitura afasta GCMs envolvidos na agressão de homem em situação de rua algemado
Agentes foram filmados por populares dando socos e chutes no rapaz; punição ainda será determinada pela Secretaria de Segurança Urbana
SBT News
A Prefeitura de São Paulo afastou, nesta segunda-feira (8), três agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que foram filmadas agredindo com chutes e socos um homem em situação de rua, mesmo algemado, na Avenida Prefeito Passos, região central de São Paulo.
+ Homem em situação de rua é encontrado morto em frente a UBS em São Paulo
A ação, que foi registrada em vídeo por populares, aconteceu no último sábado (6). No registro, é possível ver o homem sendo imobilizado e agredido pelos agentes e, na sequência, sendo algemado, e os agentes continuando o espancamento.
Ao resistir da abordagem, o homem foi jogado no chão e chutado por um dos agentes. Eles usaram cassetetes para bater no rapaz, e um deles chegou a apontar a arma em direção às pessoas que estavam filmando a ação dos agentes. Policiais militares acompanharam a ação dos GCMs e depois ajudaram a expulsar quem estava por perto vendo o homem ser agredido.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana finalizou a nota dizendo que já iniciou os procedimentos disciplinares e que a "a punição [dos agentes] será determinada conforme regramento da instituição."
O caso foi registrado no 8º Distrito Policial do Belenzinho.