Publicidade
Polícia

PF de Lula troca placa de inauguração da sede que destaca Bolsonaro e Torres

Quadro fixado na entrada do prédio, em Brasília, foi refeito com dimensões menores, dentro do padrão

Imagem da noticia PF de Lula troca placa de inauguração da sede que destaca Bolsonaro e Torres
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Federal (PF) vai trocar as placas oficiais de inauguração da sede da PF, em Brasília. As placas foram colocadas em 2022 e têm os nomes de Jair Bolsonaro (PL) e Anderson Gustavo Torres, então presidente e ministro da Justiça e Segurança Pública. Afixadas na entrada das torres do novo edifício, elas chamam atenção pelo tamanho.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em 21 de dezembro, um contrato por dispensa de licitação foi assinado para promover as trocas das placas, colocadas pelo governo Bolsonaro. A nova sede da PF foi inaugurada em março de 2022.

Na justificativa da nova contratação da PF, no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o departamento responsável informa que "após a mudança da sede da Polícia Federal para o Setor Comercial Norte, identificou-se que as placas de inauguração instaladas não condiziam com o padrão usual em prédios públicos".

As placas instaladas na gestão Bolsonaro têm 2,12 metros de altura, por 1,4 metros de largura. Além do nome do então presidente e do ministro, têm os nomes do então diretor-geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira, e de outros envolvidos.

No contrato atual, registra-se o motivo da troca. "Verificou-se a necessidade de substituição dessas placas por outras de dimensões proporcionais (70 x 50cm), mantendo os mesmos dados."

O documento informa que as "novas placas serão estrategicamente instaladas em locais de fácil visualização nas três torres, visando harmonizar a estética do ambiente e garantir a continuidade da narrativa histórica".

O edifício-sede da PF foi alvo de tentativa de invasão em 12 de dezembro de 2022, após a derrota de Bolsonaro e a prisão do indígena bolsonarista Tsererê Xavante.

No contrato, há indicativo de que as placas também serão removidas do local onde estão, na entrada dos prédios.

"Além disso, a remoção das placas atuais visa liberar espaço para intervenções arquitetônicas adicionais, promovendo uma abordagem integrada ao projeto da nova sede."

As novas placas menores ainda não foram instaladas. O novo edifício-sede da PF, no prédio Multibrasil Corporate, fica na região central de Brasília.

Publicidade

Assuntos relacionados

Polícia
Bolsonaro
Lula
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade