Polícia

Golpe dos pontos: operação policial investiga fraudes em nome de programa de recompensas

Suspeitos utilizavam técnicas avançadas de ocultação digital, como perfis falsos, uso de aparelhos em nomes de "laranjas" e habilitação remota de dispositivos

Imagem da noticia Golpe dos pontos: operação policial investiga fraudes em nome de programa de recompensas
Suspeitos entravam em contato com consumidores alegando, de forma falsa, que pontos estavam próximos do vencimento | Divulgação/PCDF
• Atualizado em

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Delegacia de Mamborê (PR) resultou, na manhã desta sexta-feira (24), no cumprimento de mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar um esquema de fraudes cibernéticas e lavagem de dinheiro praticado em nome da empresa Livelo, especializada em programas de pontos e recompensas.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

As investigações, conduzidas pela unidade paranaense há vários meses, identificaram um grupo criminoso que se passava por representantes da Livelo para aplicar golpes em vítimas de todo o país.

Perfis falsos e habilitação remota de dispositivos: como esquema funcionava

Os suspeitos entravam em contato com consumidores alegando, de forma falsa, que seus pontos estavam próximos do vencimento e ofereciam a conversão em dinheiro ou crédito. Durante o contato, as vítimas eram induzidas a pagar boletos bancários sob o pretexto de "validação de conta" ou "taxa de liberação do resgate". O valor era desviado integralmente para contas de terceiros.

Durante o cumprimento das ordens judiciais no DF, policiais da 8ª Delegacia de Polícia (Estrutural) apreenderam celulares e outros equipamentos utilizados nas fraudes. O material será encaminhado à perícia para extração e análise de dados, com o objetivo de identificar outros envolvidos e rastrear os valores desviados.

De acordo com a apuração, os investigados utilizavam técnicas avançadas de ocultação digital, como criação de perfis falsos, uso de aparelhos móveis em nomes de "laranjas" e habilitação remota de dispositivos, dificultando a localização e identificação dos responsáveis. Em um dos casos, uma vítima teve prejuízo estimado em R$ 10 mil. Um dos alvos já possui passagem anterior por estelionato.

A Livelo se manifestou em nota. Leia:

"A Livelo reforça seu compromisso com a segurança da informação e a proteção dos pontos de seus clientes. Contamos com as mais modernas tecnologias antifraude e sistemas avançados de autenticação para garantir a integridade das transações. Possuímos ações contínuas para alertar os consumidores que a Livelo nunca solicita, via telefone ou SMS, pagamento de boletos bancários, códigos, tokens ou dados sensíveis. Sempre recomendamos que os clientes estejam atentos a qualquer contato suspeito e que sempre utilizem os canais oficiais da companhia para informações e suporte."

A operação Conexão Sombria reforça a integração entre as Polícias Civis de diferentes estados no combate aos crimes cibernéticos, que vêm se tornando cada vez mais sofisticados e de alcance nacional.

Últimas Notícias