Exclusivo: Moradores são extorquidos por traficantes na zona norte do RJ
Criminosos ligados ao Terceiro Comando Puro, facção apontada como segunda maior do estado, dominam a região do Complexo da Pedreira; moradores pedem socorro
Bruno Assunção
Traficantes que são ligados ao Terceiro Comando Puro, apontada pela polícia como a segunda maior facção criminosa do estado, foram flagrados andando livremente e exibindo armas no Morro da Pedreira, zona norte do Rio de Janeiro. Os criminosos também são investigados pelo crime de extorsão à população.
A denúncia feita por moradores diz que a extorsão e o roubo de cargas nas comunidades do complexo são utilizados para financiar compra de armamentos e eventos do tráfico. O complexo da Pedreira é formado por pelo menos 13 comunidades diferentes.
Imagens de câmeras de monitoramento da polícia mostram o trajeto dos criminosos, armados com fuzis, enquanto a população sofre intimidações. Segundo relatos, o dinheiro que é extorquido dos moradores não é investido em nada na comunidade.
“Não temos manutenção, ninguém limpa as caixas d'águas, eles (os bandidos) só pegam o dinheiro pra eles e não investem aqui em nada. Estamos pedindo socorro, os moradores não aguentam mais tanta opressão, não aguentamos mais morar aqui. Eu me mudei”, conta um antigo morador.
Os traficantes Anderson Hilário de Oliveira Vicente, mais conhecido como "Dinho", e os comparsas, identificados pelos apelidos "Minie" e "Cego", seriam responsáveis por controlar o narcotráfico nas regiões bairro 13, Terra Nostra e Casinhas, locais onde os moradores alegam sofrer a extorsão.