Mundo

Trump diz que vai anular documentos assinados por Biden com caneta automática

Dispositivo é utilizado para reproduzir assinaturas de forma mecânica em documentos oficiais; tema virou arma política de opositores contra Joe Biden

Imagem da noticia Trump diz que vai anular documentos assinados por Biden com caneta automática
O presidente dos EUA, Donald Trump, em evento no Salão Oval da Casa Branca | Foto: Jonathan Ernst/Reuters - 06.11.2025
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (28) que irá cancelar todos os documentos assinados por Joe Biden com a chamada “caneta automática”, o autopen, equipamento usado para reproduzir assinaturas de forma mecânica em documentos oficiais.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

O autopen é utilizado há décadas por presidentes americanos para agilizar a assinatura de atos, nomeações e correspondências. Mas o recurso ganhou peso político durante o governo Biden, após opositores, incluindo o próprio Trump, afirmarem que grande parte das assinaturas do democrata não teria sido feita por ele pessoalmente.

Em sua rede social, a Truth Social, Trump afirmou que 92% dos documentos assinados por Biden teriam sido registrados com o autopen.

“Qualquer documento assinado pelo Joe Biden com a caneta automática, o que representa aproximadamente 92% deles, é declarado nulo e sem qualquer efeito. O uso da caneta automática é proibido sem a aprovação expressa do Presidente dos Estados Unidos”, afirmou Trump.

Desde o início do mandato, Trump vem criticando Biden e o suposto uso do dispositivo. Em junho, o presidente abriu uma investigação para apurar atos assinados pelo democrata, acusando ex-auxiliares de recorrer ao autopen.

Caneta automática
Caneta automática

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade