Rajadas de vento aumentam risco de incêndios em Los Angeles
A baixa umidade e os ventos de Santa Ana pioram a situação dos incêndios no sul da Califórnia no início dessa semana
Ana Beatriz de Paula
Os incêndios que assolam Los Angeles desde 7 de janeiro podem piorar na tarde desta segunda-feira (20) e início da terça (21) devido à combinação da baixa umidade com rajadas de vento.
+ Qual a causa dos incêndios em Los Angeles?
Sob alerta de "situação particularmente perigosa", declarado pelo Serviço Nacional de Meteorologia, parte do condado de Los Angeles se prepara para um aumento das chamas.
Com ajuda dos ventos danosos de Santa Ana, rajadas podem atingir 70 mph (aproximadamente 113 km/h) ao longo da costa e 100 mph (aproximadamente 160,93 km/h) nas montanhas e contrafortes.
+ O que são os ventos Santa Ana, responsáveis por intensificar incêndios que destruíram Los Angeles
Além disso, o meteorologista do National Weather Service, Rich Thompson, acredita que os ventos e a umidade de um dígito devem continuar até quinta (23). Os ventos de Santa Ana ainda podem dispersar as cinzas das zonas de incêndio, causando uma nuvem de poeiras pela cidade.
Os bombeiros continuam focados em apaziguar as chamas em Palisades e Eaton, as zonas mais atingidas. Até o momento, Palisades está com 52% contido, enquanto Eaton com 81%, segundo os profissionais.
+ Posse de Trump: saiba como será a cerimônia, o horário e onde assistir
Vinte e sete pessoas morreram e milhares de casas foram destruídas na cidade, que não recebe chuva desde abril.
*Com informações da Associated Press