Queda de avião da Embraer: Azerbaijan Airlines diz que 'interferência externa' causou acidente
Além disso, companhia aérea anunciou suspensão temporária dos voos partindo de Baku com destino à Rússia
SBT News
A Azerbaijan Airlines (AZAL) anunciou, nesta sexta-feira (27), a suspensão temporária dos voos partindo de Baku, no Azerbaijão, com destino à Rússia e disse que o avião da Embraer, que caiu no último dia 25 de dezembro no Cazaquistão, sofreu 'interferência física e técnica externa'. No entanto, não detalhou qual interferência seria essa.
Autoridades da Rússia afirmam que a queda no avião pode ter sido atingido por pássaros, mas especialistas ouvidos pelo SBT não descartam a hipótese de que a aeronave tenha sido abatida por um míssil.
+ Deputados da Coreia do Sul aprovam impeachment também de presidente interino
Embora as causas do acidente ainda estejam sob investigação, suspeitas preliminares levantam questionamentos envolvendo a Rússia, que possui histórico de incidentes relacionados a aviões comerciais.
A suspensão dos voos é válida a partir deste sábado (28) e faz parte de uma revisão de segurança e planejamento operacional após o acidente aéreo. Para mitigar os transtornos aos passageiros afetados, a companhia disponibilizará reembolsos sem multas e a possibilidade de remarcação de passagens para datas futuras sem custos adicionais.
+ Diretor-geral da OMS escapa de bombardeio israelense no Iêmen
Em comunicado oficial, a AZAL destacou seu compromisso com a segurança de passageiros e tripulantes, assegurando que todas as providências estão sendo tomadas para retomar os serviços dentro dos mais altos padrões de segurança.