'Peixe do juízo final', associado a desastres naturais, é encontrado morto na Califórnia
Peixes dessa espécie, considerada rara, teriam sido avistados no Japão antes do terremoto de 2011
Um raro peixe-remo, apelidado de 'peixe do juízo final', foi encontrado morto na costa sul da Califórnia, no EUA, no último sábado (10). O animal, que media mais de três metros de comprimento, foi descoberto por mergulhadores em La Jolla Cove Beach, uma área próxima a San Diego. A informação foi dada pelo canal de TV norte-americano CBS News.
O peixe-remo é uma espécie rara que vive nas profundezas do oceano e é conhecido por sua aparência impressionante: um corpo longo e prateado, grandes olhos e espinhos vermelhos que lembram uma coroa. Segundo a Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, menos de duas dúzias desses peixes foram avistados na região nos últimos 120 anos.
Por que o peixe é associado a desastres?
A espécie é cercada por mitos e superstições, sendo frequentemente associada a presságios de catástrofes naturais. No Japão, por exemplo, relatos indicam que peixes-remo foram avistados antes do devastador terremoto de 2011.
Cientistas da Universidade da Califórnia planejam realizar uma necropsia no animal para determinar a causa da morte. Após o exame, os restos mortais serão preservados na Coleção Scripps de Vertebrados Marinhos, onde serão estudados e exibidos.
Embora seja raro encontrar essa espécie na superfície, quando isso ocorre, geralmente é um sinal de que o peixe está doente, morrendo ou desorientado, segundo especialistas do Scripps. Desde 1901, apenas 20 peixes-remo foram registrados nas costas da Califórnia.