Parto de jiboia "Ronaldo", que se pensava ser macho e estava sozinha, surpreende especialistas
Animal deu à luz 14 filhotes dentro de viveiro de instituição na Inglaterra onde vive isolado há nove anos
SBT News
O parto de uma jiboia-vermelha, batizada de Ronaldo, chamou a atenção de pesquisadores da faculdade da cidade de Portsmouth, na Inglaterra. O animal deu à luz 14 filhotes dentro do viveiro da instituição onde vive isolado há nove anos, sem contato com outras cobras.
O espécime foi levado para a faculdade após ter sido resgatado pela Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), e desde então, não teve convívio com outros da espécie.
Especialistas avaliam que a única explicação para o "nascimento milagroso" é o processo chamado partenogênese: quando um óvulo se transforma em embrião sem fertilização. A condição se refere especificamente à reprodução assexuada feminina e é encontrada em uma variedade de organismos, incluindo plantas, insetos, peixes, répteis e até pássaros.
O especialista Pete Quinlan, funcionário da faculdade, disse que ficou surpreso. "Eu crio cobras há 50 anos e nunca vi isso acontecer antes", afirmou em nota divulgada pela entidade. "Os filhotes são clones de sua mãe, embora suas marcações sejam ligeiramente diferentes."
"Ronaldo estava um pouco mais gordo do que o normal, como se tivesse comido uma grande refeição, mas nunca pensamos, nem por um momento, que ele, ou melhor, ela, estava grávida", afirma Pete.
De acordo com a entidade de ensino, os filhotes serão encaminhados para outros lares quando estiverem em condição adequada de saúde e manuseio. A cobra Ronaldo, até então considerada um macho, será reavaliada para confirmar se seu gênero foi, de fato, identificado equivocadamente.