Novos ataques russos deixam cinco mortos na Ucrânia
Bombardeios aconteceram nas duas maiores cidades do país: Kiev e Kharkiv
Ataques russos em Kiev e Kharkiv, as duas maiores cidades da Ucrânia, deixaram ao menos cinco pessoas mortas e mais de 90 feridos nesta terça-feira (2.jan). As informações foram divulgadas por Volodymyr Zelenskyy. O presidente ucraniano disse que quatro mortes estão na capital do país e a outra morte foi registrada em Kharkiv.
Já o comandante em chefe da Ucrânia, Valerii Zaluzknyi, informou que as defesas aéreas do país derrubaram 10 mísseis hipersônicos Kinzhal, mas cerca de 100, de vários tipos, foram lançados.
A nova investida russa começou no final de semana, com um ataque massivo que deixou ao menos 41 civis mortos. O Ministério da Defesa da Rússia disse que os ataques tinham como alvo instalações industriais militares em Kiev e arredores e que o objetivo foi alcançado.
Segundo Moscou, este contra-ataque acontece após uma ofensiva na cidade de Belgorod, na Rússia, matar 24 pessoas, entre elas três crianças, e deixar outros 108 feridos no sábado, de acordo com o governador russo Vyacheslav Gladkov. Autoridades russas atribuíram o ataque a Kiev e disseram que isso não ficaria impune.
As informações são da Associated Press, que afirmou ainda não ter sido possível verificar de forma independente as alegações de nenhum dos lados.