Lula sobre atuação ambiental de Trump: 'deve pensar como habitante da Terra'
No primeiro mandato, entre 2017 e 2020, Donald Trump tirou os Estados Unidos do Acordo Climático de Paris
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (7), a atuação ambiental do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. No primeiro mandato, entre 2017 e 2020, o republicano tirou o país do cumprimento de metas definidas pelo Acordo Climático de Paris (2015).
+ "Nós aceitamos a escolha do país", afirma Joe Biden em 1º pronunciamento após vitória de Trump
Em entrevista à CNN Internacional (norte-americana), Lula disse que Trump deve pensar como um "habitante do planeta Terra".
"Bem, eu acredito que o presidente Trump tem de pensar como um habitante da planeta Terra. E se ele pensa como o governante do país mais importante, mais rico país do mundo, que tem mais tecnologia e que é melhor preparado do ponto de vista das armas, ele tem de ter a noção de que os Estados Unidos estão no mesmo planeta que eu estou, que uma ilha de 300 mil habitantes existe", disse o presidente.
Lula reforçou que a responsabilidade pela sobrevivência do mundo deve ser de todas as pessoas, para garantir que a Terra não sofra um aquecimento superior a 1,5 graus,
"Nós precisamos garantir que os rios continuem saudáveis, com águas limpas. Então, nós precisamos garantir que os biomas de todos os países devem ser preservados. Então, esse é um compromisso que eu tenho, não somente como presidente do Brasil, mas como ser humano que mora em um planeta chamado Terra, e que não existe outro lugar para morar, somente a Terra", disse o presidente da República.