Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, ordena que país "acelere" preparativos de guerra
Declaração ocorre pouco mais de uma semana após país lançar um míssil de longo alcance capaz de atingir os Estados Unidos
Kim Jong-un ordenou que os setores militar, bélico e de armas nucleares do partido "acelerem" os preparativos de guerra com urgência. O discurso foi feito, nesta 4ª feira (27.dez), para a imprensa estatal KCNA.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As declarações foram dadas pelo líder norte-coreano em reunião plenária do Partido dos Trabalhadores da Coreia (WPK), que governa o país. Na ocasião, costumam ser estabelecidas as decisões políticas para o ano seguinte.
"Kim estabeleceu as tarefas militantes para o Exército Popular e a indústria de materiais bélicos, armas nucleares e setores de defesa civil para acelerar ainda mais os preparativos de guerra", afirmou a KCNA.
O ditador do país garantiu que "a situação militar" na Península da Coreia se tornou "extrema" devido às ações "sem precedentes" do governo norte-americano.
Recentemente, a Coreia do Norte disparou míssil de longo alcance capaz de atingir os Estados Unidos
A Coreia do Norte realizou um novo teste de míssil balístico de longo alcance no último dia 18 de dezembro. O lançamento foi identificado por autoridades da Coreia do Sul e do Japão, que informaram que o míssil voou cerca de 1 km e atingiu altitude máxima de 6 mil km antes de cair no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.
Segundo o vice-ministro da Defesa do Japão, Shingo Miyake, a arma pode ter um alcance de mais de 15 mil km, dependendo da trajetória e do tamanho da ogiva que carrega. "Nesse caso, todo o território dos Estados Unidos estaria dentro do alcance", disse Miyake.
Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul condenaram o lançamento. Neste ano, os três países fortaleceram a cooperação militar em meio a onda de testes de armas na Coreia do Norte.