Elon Musk anuncia testes para o público do Grok 4.2, nova versão de IA do X
Modelo está em versão beta para assinantes pagos e promete ser até dez vezes mais rápido, além de reduzir alucinações


SBT News
O bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), anunciou nesta terça-feira (17) o início do período de testes para usuários da versão beta do Grok 4.2, o modelo mais avançado de Inteligência Artificial da plataforma. Os testes estão disponíveis para assinantes do X Premium e do SuperGrok.
“O Grok 4.2 será cerca de dez vezes mais inteligente e rápido que o Grok 4 quando o beta público terminar no próximo mês. Ainda estamos implementando diversas correções de bugs e melhorias diariamente. O beta público nos fornece feedbacks essenciais para implementar", publicou Musk em seu perfil no X.
A atualização promete:
- Reduzir alucinações – como são chamados os episódios em que o chatbot inventa ou deturpa informações solicitadas pelo usuário;
- Refinar o raciocínio multiagente – quando vários agentes de IA autônomos trabalham juntos de forma colaborativa ou competitiva em busca de uma solução; e
- Trazer respostas mais diretas e sem rodeios em tópicos sensíveis.
No fim do ano passado, o Grok 4.2 venceu uma competição contra outros chatbots para ver quem conseguia “prever” oscilações de mercado com mais precisão. O chatbot do X conseguiu fazer com que um capital de US$ 10 mil gerasse cerca de 12% de lucro em 14 dias, enquanto rivais como GPT-5.1 (OpenAI), Gemini 3 Pro (Google) e Claude (Anthropic) tiveram prejuízos variando de 2% a 35%.
Irônico, Musk tem brincado nas redes que essa versão é a "4.20" do Grok, em referência a uma expressão comum entre usuários de maconha.









