Economia chinesa cresce 5,4% no primeiro trimestre
Principal motor desta expansão foi a exportação de veículos elétricos e híbridos

SBT News
A economia da China cresceu 5,4% entre janeiro e março, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou o governo na quarta-feira (16). O principal motor desta expansão foi a forte exportação, principalmente de tecnologias avançadas, como veículos elétricos, híbridos e baterias.
+ China proíbe entregas de jatos da Boeing em meio à expansão da guerra comercial
O resultado ainda não reflete o aumento de tarifas sobre produtos chineses impostos pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
A expectativa de analistas do mercado é que a segunda maior economia do mundo desacelerará significativamente nos próximos meses, com a entrada em vigor de tarifas de até 145% sobre as importações americanas da China.
Pequim reagiu aos EUA com tarifas de 125% sobre as exportações americanas, ao mesmo tempo em que defende o livre comércio.
O líder chinês Xi Jinping visitará vários outros países asiáticos esta semana, apresentando a China como uma fonte de "estabilidade e certeza" em tempos incertos.
A China também vem destacando seu foco no comércio com outros países além dos Estados Unidos em diversas feiras comerciais que estão exibindo seu vasto mercado e competitividade como gigante da indústria.
+ Milei sugere que Brasil deveria agradecer à Argentina por taxa de 10% de Trump
“Precisamos diversificar nosso mercado. Quando o Ocidente está em crise, o Oriente está em alta. O mercado global é enorme”, disse Wallace Huang, diretor de exportação do Guangdong Weking Group, fabricante de panelas elétricas de arroz. “Nos últimos anos, nossas exportações para os EUA vêm diminuindo lentamente.”
*Com informações da Associated Press