Colômbia "dá o troco" em Trump e anuncia taxação de produtos dos Estados Unidos
Presidente americano anunciou sanções após a Colômbia se recusar a receber voo com deportados
SBT News
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou neste domingo (26) a taxação de 25% em cima dos produtos importados dos Estados Unidos.
A medida é uma resposta às sanções aplicadas por Donald Trump, presidente americano, por conta da Colômbia ter se recusado a receber um voo com deportados dos EUA.
+ Especialistas apontam que o uso de algemas em voos de repatriação viola acordo diplomático
"O ministério deve ajudar a direcionar nossas exportações para todo o mundo, exceto os EUA. Nossas exportações precisam ser ampliadas", disse Petro.
"Os produtos norte-americanos, cujo preço aumentará na economia nacional, devem ser substituídos pela produção nacional. O governo ajudará nesse propósito", completou o presidente colombiano.
+ Trump defende que palestinos deixem Faixa de Gaza e sugere “limpeza” da região
Ao anunciar as retaliações contra a Colômbia, Trump afirmou que a decisão do presidente colombiano, Gustavo Petro, “colocou em risco” a segurança nacional dos EUA.
“Essas medidas são apenas o começo”, escreveu Trump. "Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais em relação à aceitação e devolução dos criminosos que forçaram para dentro dos Estados Unidos", completou.
*com informações da Associated Press