Publicidade
Mundo

Bola de Ouro de Maradona: família entrará com recurso para impedir venda em leilão; entenda

O troféu estava desaparecido há décadas e só foi encontrado em 2016 pela própria casa de leilão

Imagem da noticia Bola de Ouro de Maradona: família entrará com recurso para impedir venda em leilão; entenda
Maradona como o troféu em mãos / Reprodução Aguttes
• Atualizado em
Publicidade

A família de Diego Maradona entrará com uma ação judicial para impedir que a Bola de Ouro que o craque argentino venceu, prêmio que elege o melhor jogador do mundo na temporada, seja vendida na casa de leilões Aguttes, localizada na França. A informação foi revelada pela Associated Press, nesta terça-feira (14).

Maradona ganhou o prêmio após levar a Argentina para o título da Copa do Mundo no México, em 1986, com o “Gol do Século” e a “Mão de Deus” contra a Inglaterra. A venda está marcada para o dia 6 junho e é anunciada como "Um Testemunho da História do Futebol".

O troféu estava desaparecido há décadas e as histórias que o cercam não poderiam ser mais polêmicas. Assim como foi a carreira do jogador. A casa de leilões aponta que Maradona teria perdido a premiação durante um jogo de pôquer ou vendido para pagar dívidas.

+ Morre César Luis Menotti, técnico do primeiro título mundial da Argentina

Outra linha indica que, durante a época que o jogador fez história no time de Napoli, na Itália, mafiosos arrombaram o cofre de um banco da cidade e roubaram a peça única.

Neste argumento, o advogado Gilles Moreu, que representa a família, afirmou que realizará um pedido urgente ao presidente do Tribunal Judicial de Nanterre, próximo de Paris, para que a Bola de Ouro seja retirada do leilão. Além disso, ele também solicitará sequestro judicial do troféu, apresentando queixa por furto.

Homenagem para Diego Maradona na cidade de Nápoles
Homenagem para Diego Maradona na cidade de Nápoles

O troféu só foi reaparecer em 2016, quando a Aguttes adquiriu a premiação em lotes de uma coleção particular durante um leilão em Paris. Segundo a casa de leilões, o antigo proprietário não sabia que o troféu teria sido roubado.

Para o advogado, mesmo que o vendedor não soubesse que a Bola de Ouro tivesse sido roubado, “não parece que ele tenha entrado em contato com Diego, o que não seria tão complicado”, disse Gilles Moreu.

Recentemente, a instituição investigou a procedência do troféu e confirmou que é a Bola de Ouro. O prêmio é considerado a última peça da carreira majestosa de Maradona e deverá ser vendido por quantias milionárias.

Para participar da venda, é necessário um depósito antecipado no valor de 150 mil euros, o equivalente a quase R$ 850 mil.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade