Artista brasileiro denuncia racismo em hotel em Amsterdã: "Não aceitamos pessoas negras"
Queixa foi relada nas redes sociais; administração do local disse ter sido vítima de crime cibernético
O artista plástico Wallace Pato denunciou ter sofrido racismo por parte de um hotel de Amsterdã, na Holanda, no qual havia feito reserva para se hospedar. Pelas redes sociais, o carioca mostrou um e-mail enviado pela administração do hotel cancelando a reserva. Na mensagem, está escrito “Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras".
“Esta foi a mensagem que recebi do Hotel Plantage quando fizemos a reserva. Para quem não entendeu a mensagem, está escrito: Olá, sua reserva foi cancelada. Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel”, escreveu Pato.
A publicação gerou repercussão nas redes sociais. Ao chegar ao conhecimento do hotel, a administração negou ter enviado o e-mail, dizendo ter sido vítima de uma rede criminosa no Booking,com – por onde a reserva de Pato feita –, que espalha comunicados falsos em nome de terceiros – prática conhecida como phishing.
“Somos firmes contra o racismo e recebemos viajantes de todos os países de braços abertos. Iremos atualizá-los assim que tivermos mais informações sobre a investigação em andamento. Esperamos que essa rede criminosa seja logo descoberta e que esse tipo de mensagem não seja mais enviado da nossa plataforma”, disse o hotel.
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O Booking.com também foi envolvido na investigação. Segundo a plataforma, hotéis parceiros podem ser alvos de phishing para roubar dinheiro de clientes. Isso porque, por meio de mensagens falsas, os criminosos induzem as vítimas a revelarem informações valiosas, como senhas e números de cartão de crédito e de contas bancárias.