Apoiadores de Evo Morales bloqueiam estradas na Bolívia pelo terceiro dia
Eles querem evitar a prisão do ex-presidente em processo que o acusa de estupro; Morales diz que o atual presidente usa Judiciário para atingi-lo
Na Bolívia, apoiadores do ex-presidente Evo Morales estão bloqueando as principais estradas do país há três dias. O movimento busca impedir uma possível prisão de Morales, acusado de estupro contra uma adolescente em 2015, quando ele ocupava o cargo de presidente.
Segundo a companhia estatal de petróleo, os bloqueios podem causar desabastecimento de combustíveis e outros produtos em várias regiões. O pai da suposta vítima foi detido após faltar a um depoimento, e Morales não compareceu ao tribunal na segunda-feira (14), como estava previsto.
Morales afirma que não irá depor, alegando falta de garantias de segurança. Ele acusa o atual presidente, Luis Arce, de usar processos penais para desqualificá-lo como candidato nas próximas eleições. Arce, por outro lado, acusa Morales de promover protestos sociais para encurtar o seu mandato.
Apesar das tensões, até o momento, a Promotoria da região sul de Tarija, onde corre o processo, não emitiu nenhum mandado de prisão contra o ex-presidente.