Publicidade
Mundo

Brasil é eleito pela primeira vez para integrar o Conselho de Auditores da ONU

Ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, vai integrar o conselho responsável por auditar as contas dos fundos e programas das Nações Unidas

Imagem da noticia Brasil é eleito pela primeira vez para integrar o Conselho de Auditores da ONU
Bruno Dantas, presidente do TCU, vai integrar o Conselho de Auditores da ONU
• Atualizado em
Publicidade

O ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), foi eleito por aclamação nesta sexta-feira (03.nov) para compor o Conselho de Auditores das Nações Unidas (ONU) pelos próximos seis anos (de 2024 a 2030). Esta é a primeira vez que o Brasil exercerá essa função na ONU. 

"Em nome do TCU, agradeço o extraordinário trabalho de diplomacia que conduziu o Brasil a ser eleito para integrar o Conselho de Auditores da ONU. Uma enorme responsabilidade auditar os 40 bilhões de dólares do orçamento da maior instituição multilateral do planeta", disse Dantas.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que "a eleição do ministro Bruno Dantas demonstra reconhecimento por sua destacada atividade internacional, em especial à frente da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), bem como pela excelência técnica do Tribunal de Contas da União. Durante os seis anos de mandato do Brasil, os ministros que assumirem a presidência do TCU também ocuparão assento no Conselho".

O Conselho de Auditores das Nações Unidas é um órgão independente, composto de apenas três auditores-gerais, responsável por auditar as contas da entidade, inclusive de seus Fundos e Programas, e por elaborar recomendações para o aprimoramento da governança e da gestão do sistema ONU. Embora a autoridade a ocupar o cargo seja o auditor-geral do país, o que equivale, no Brasil, ao presidente do TCU, as funções são desempenhadas com o apoio de equipe de auditores da instituição de auditoria nacional.

Quem é Bruno Dantas

Doutor e mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui Pós-Doutorado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisas desenvolvidas como Visiting Researcher na Cardozo School of Law (Nova York). Foi PostDoctoral Scientific Guest do Max Planck Institute for Regulatory Procedural Law (Luxemburgo) em 2017 e pesquisador visitante no Institute de Recherche Juridique da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne em 2019. É Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2014 e Secretário-Geral da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional. Foi Consultor-Geral do Senado Federal e Conselheiro do CNJ e do CNMP. Atualmente é professor titular do mestrado em direito da UNINOVE (São Paulo).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade