Publicidade
Mundo

Brasileiros seguem aguardando abertura da fronteira do Egito com Gaza para voltar ao Brasil

Ao todo 32 pessoas entre brasileiros e palestinos com registro ou parentes próximos no Brasil recebem apoio do governo brasileiro enquanto aguardam liberação

Imagem da noticia Brasileiros seguem aguardando abertura da fronteira do Egito com Gaza para voltar ao Brasil
FAB
• Atualizado em
Publicidade

Um grupo de 32 brasileiros permanece abrigado nas cidades de Khan Younis e Rafah, em Gaza, aguardando a autorização do governo do Egito para cruzar a fronteira e seguir ao aeroporto de Cairo para, enfim, retornar ao Brasil. O avião VC-2, da presidência da República, que tem capacidade para transportar 40 pessoas está em Roma, na Itália, onde aguarda a liberação para seguir até a capital egípcia e repatriar os brasileiros.

+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vêm negociando a abertura da fronteira desde a semana passada para poder resgatar o grupo. Entre sexta e sábado, o presidente abordou a questão em telefonemas com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Das 32 pessoas que aguardam resgate, 16 (quatro homens, quatro mulheres e oito crianças) foram deslocadas para Rafah, onde passaram a noite em um imóvel alugado pelo Itamaraty. Elas estavam na Cidade de Gaza, onde se abrigaram em uma escola.

As outras 16 pessoas (dois homens, cinco mulheres e nove crianças) são moradoras de Khan Yunis e aguardam a liberação em suas casas. A cidade fica a poucos quilômetros de Rafah. Ao todo, o grupo é composto por 22 brasileiros, sete palestinos portadores de RNM (o Registro Nacional de Imigração: são estrangeiros com visto temporário ou com visto de autorização de residência) e mais três palestinos com parentes próximos brasileiros. O apoio do governo brasileiro inclui ainda o aluguel de transporte, abrigo e alimentação.

O avião VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República foi deslocado e aterrissou em Roma, na Itália, às 10h25 desta sexta-feira (dia 13), no horário local. A aeronave aguarda autorização de trâmites diplomáticos com Egito, Israel e o lado palestino para que os brasileiros cruzem a fronteira com segurança e embarquem do Egito para o Brasil.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade