Brasileiros seguem aguardando abertura da fronteira do Egito com Gaza para voltar ao Brasil
Ao todo 32 pessoas entre brasileiros e palestinos com registro ou parentes próximos no Brasil recebem apoio do governo brasileiro enquanto aguardam liberação
SBT News
Um grupo de 32 brasileiros permanece abrigado nas cidades de Khan Younis e Rafah, em Gaza, aguardando a autorização do governo do Egito para cruzar a fronteira e seguir ao aeroporto de Cairo para, enfim, retornar ao Brasil. O avião VC-2, da presidência da República, que tem capacidade para transportar 40 pessoas está em Roma, na Itália, onde aguarda a liberação para seguir até a capital egípcia e repatriar os brasileiros.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vêm negociando a abertura da fronteira desde a semana passada para poder resgatar o grupo. Entre sexta e sábado, o presidente abordou a questão em telefonemas com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
Das 32 pessoas que aguardam resgate, 16 (quatro homens, quatro mulheres e oito crianças) foram deslocadas para Rafah, onde passaram a noite em um imóvel alugado pelo Itamaraty. Elas estavam na Cidade de Gaza, onde se abrigaram em uma escola.
As outras 16 pessoas (dois homens, cinco mulheres e nove crianças) são moradoras de Khan Yunis e aguardam a liberação em suas casas. A cidade fica a poucos quilômetros de Rafah. Ao todo, o grupo é composto por 22 brasileiros, sete palestinos portadores de RNM (o Registro Nacional de Imigração: são estrangeiros com visto temporário ou com visto de autorização de residência) e mais três palestinos com parentes próximos brasileiros. O apoio do governo brasileiro inclui ainda o aluguel de transporte, abrigo e alimentação.
O avião VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República foi deslocado e aterrissou em Roma, na Itália, às 10h25 desta sexta-feira (dia 13), no horário local. A aeronave aguarda autorização de trâmites diplomáticos com Egito, Israel e o lado palestino para que os brasileiros cruzem a fronteira com segurança e embarquem do Egito para o Brasil.
Leia também: