Publicidade
Mundo

Brasileiros em Gaza ainda esperam abertura da fronteira com o Egito

Governo diz que "veículos contratados pelo Itamaraty mantêm-se de prontidão" para transportar pessoas; avião está em Roma e aguarda autorização para voar ao país africano

Imagem da noticia Brasileiros em Gaza ainda esperam abertura da fronteira com o Egito
Brasileiros em Gaza esperam abertura da fronteira com o Egito | Divulgação
• Atualizado em
Publicidade

Os brasileiros que estão em Gaza ainda esperam liberação da fronteira com o Egito para que possam entrar no país africano, onde serão resgatados. Ao todo, 28 pessoas aguardam a evacuação: 22 brasileiros, três imigrantes palestinos e três palestinos, sendo 14 crianças, oito mulheres e seis homens.

+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Dez pessoas (três homens, três mulheres e quatro crianças) estão abrigadas em Rafah. Outras 18, em Khan Younes (três homens, cinco mulheres e dez crianças). Ambas as cidades se localizam no sul de Gaza, perto da fronteira com o Egito.

Um avião da Presidência da República, um VC-2 (Embraer 190) cedido pelo governo Lula (PT), está em Roma (Itália) também aguardando autorização do Egito para que possa seguir viagem e buscar esse grupo que estava em Gaza. Essa é a sexta aeronave empregada na Operação Voltando em Paz, que já repatriou 916 brasileiros de Israel.

Em nota na tarde deste domingo (15.out), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou que segue monitorando a situação desses brasileiros provenientes de Gaza.

"O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, permanece em contato com os nacionais. Veículos contratados pelo Itamaraty mantêm-se de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah. O Brasil vem reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito", disse o Itamaraty.

Na tarde desse sábado (14.out), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por telefone com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina. O objetivo foi solicitar apoio para a saída dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

Ainda no sábado, Lula conversou com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi. A expectativa é de que os brasileiros atravessem a fronteira em Rafah e sejam acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, até o Aeroporto de Arish, a 53 km da fronteira com Gaza. Logo após, o grupo embarca imediatamente no avião presidencial.

*Estagiária sob supervisão de Felipe Moraes

*Texto atualizado às 13h09

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade