Israel manterá bloqueio de água, energia e combustível até que reféns sejam libertados
Ministro de Energia, Israel Katz, disse que país não fará exceções humanitárias ao cerco à Faixa de Gaza
Felipe Moraes
Israel deve manter o bloqueio de água, energia e combustível à Faixa de Gaza até que reféns em poder do Hamas sejam libertados. O país disse que já identificou 97 dessas pessoas mantidas em cativeiro pelo grupo extremista.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ministro de Energia israelense, Israel Katz, confirmou a manutenção do cerco à região em publicação, nessa 5ª feira (12.out), na rede social X (antigo Twitter).
"Ajuda humanitária à Gaza? Nenhum fornecimento de energia será retomado, nenhum hidrante de água será aberto e nenhum caminhão levando combustível vai entrar até que reféns israelenses voltem para casa. Humanitário por humanitário. E ninguém deveria nos ensinar moral", escreveu.
Em comunicado, também nesta 5ª, a Cruz Vermelha fez um apelo para que o abastecimento de energia seja restabelecido e alertou sobre a situação de gravidade em hospitais de Gaza.
"Enquanto Gaza perde energia, os hospitais ficam sem energia, colocando em risco recém-nascidos em incubadoras e pacientes idosos no oxigênio. A diálise de rins é interrompida e radiografias não podem ser feitas. Sem eletricidade, há risco de os hospitais se transformarem em necrotérios", disse Fabrizio Carboni, diretor regional do órgão.
Leia também: