SP: confira o que abre e o que fecha durante feriado de Nossa Senhora Aparecida
Estado contará com serviços reduzidos; rodízio de veículos ficará suspenso
Camila Stucaluc
Como de costume, o feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta 5ª feira (12. out), irá alterar o horário de funcionamento da maioria dos estabelecimentos paulistas, como bancos e transporte público. Unidades de saúde, por outro lado, seguirão atendendo normalmente, enquanto na capital, o rodízio de veículos ficará suspenso.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Confira abaixo o que abre e o que fecha durante o feriado:
Bancos
Não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 12 de outubro. Como alternativa, os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos ou canais digitais. Para quem tem contas de consumo - água, energia e telefone - e carnês com vencimento para o dia, os débitos poderão ser pagos sem acréscimo no próximo dia útil ao feriado, que será na 6ª feira (13.out).
Poupatempo
Os postos do Poupatempo ficarão fechados em todo o estado nesta 5ª feira. As agências voltarão a funcionar na 6ª feira, mas o atendimento será realizado apenas com agendamento prévio - feito por meio do site da entidade. A única exceção será o posto de Porto Feliz, que por conta do feriado municipal se manterá fechado.
Sabesp
Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas no feriado de 12 de outubro. A Central de Atendimento Telefônico (195 e 0800 055 0195), no entanto, continuará funcionando, bem como o atendimento automatizado pelo WhatsApp ([11] 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.
Transporte Público
CPTM: a operação das cinco linhas de trens no dia 12 de outubro será semelhante à de um domingo, com intervalo médio de até 35 minutos, e com trens reservas em caso de aumento no fluxo de passageiros.
EMTU: os ônibus, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, também funcionarão com programação horária de domingos. Já na 6ª feira, todas as linhas terão intervalos de partida correspondentes aos de sábados.
Metrô: a operação hoje será semelhante à de um domingo e haverá monitoramento para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. Na 6ª feira e no sábado (14.out), a frota em operação será a mesma de um dia útil.
Saúde
Durante o feriado, os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos. Já os postos de doação da Pró-Sangue terão atendimento apenas nos postos Clínicas e Mandaqui, das 8h às 16h.
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), por outro lado, não funcionarão neste feriado. As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa também não terão expediente hoje.
Bom Prato
Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, 31 restaurantes atenderão à população em situação de vulnerabilidade no feriado de 12 de outubro. Durante o dia, as refeições serão servidas no formato de marmitex. Os horários são: 7h para o café da manhã, 10h30 para o almoço prioritário de idoso, 11h para o almoço e 17h para o jantar.
Na capital estarão os Bom Pratos da 25 de Março, Campos Elíseos (Rua Mauá, 66 e Praça da República), Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. Juntas, as unidades servem cerca de 30 mil refeições por dia.
Já na Grande São Paulo, as unidades de São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos funcionarão no feriado. No interior e litoral, as cidades de Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos I estarão com os restaurantes abertos.
Leia também
+ Rodovias de SP esperam mais de 1 milhão de veículos no feriado de 12 de outubro
+ Dia das Crianças em SP: opções para curtir o feriado
+ Aparecida deve receber milhares de peregrinos no feriado da padroeira