Casa onde Hitler nasceu será transformada em centro policial
Agentes receberão treinamento em direitos humanos; inauguração deve acontecer em 2026
Autoridades da Áustria informaram que irão transformar a casa onde Adolf Hitler nasceu em um posto policial, onde os agentes receberão treinamento em direitos humanos. O imóvel, do século XVII, fica localizado no centro de Braunau-am-Inn, perto da fronteira com a Alemanha, e foi comprado pelo governo em 2016, após uma longa batalha judicial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão é resultado de longas discussões no governo. Isso porque a demolição da casa foi descartada sob o argumento de que a comunidade internacional entenderia que a Áustria estaria negando o próprio passado. Também existia o temor de transformar o imóvel em um local público, correndo o risco de atrair extremistas e seguidores de Hitler.
Segundo o Ministério do Interior, a expectativa é que a reforma, calculada em 20 milhões de euros, comece em outubro. Caso as obras sigam o cronograma, o imóvel deve ser inaugurado como delegacia e centro de treinamento em 2026. Uma pedra memorial em frente à casa, gravada com os dizeres "Pela paz, liberdade e democracia - nunca mais fascismo - lembrando a morte de milhões" deve permanecer no local.
+ "Nunca devemos esquecer ou negar", diz chefe da ONU sobre Holocausto
Apesar de Hitler ter vivido na casa por apenas algumas semanas, antes de se mudar com a família para outro endereço na mesma cidade, o imóvel se tornou local de peregrinação durante a era nazista. Após a Segunda Guerra Mundial, a casa se tornou um fardo para a cidade e para o país, que já viram o imóvel se transformar em um museu improvisado, uma escola, uma biblioteca e um centro de ajuda. A casa está vazia desde 2011.