Avó de adolescente morto por policial pede fim de protestos na França
Atos violentos já resultaram em mais de 3 mil prisões; caso será discutido no Parlamento
Camila Stucaluc
A avó do adolescente Nahel, morto durante uma blitz policial no subúrbio de Paris, fez um apelo para que a população pare com os protestos violentos no país. Em entrevista à BFM TV, a avó do jovem afirmou que os manifestantes estavam usando o ocorrido como desculpa para causar tumulto pelas ruas, o que vai contra o desejo da família.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Estou dizendo a eles [os manifestantes] para pararem. Parem de tumultuar, parem de destruir. Nahel está morto. Minha filha está perdida. Ela não tem mais vida", disse a avó do adolescente. "Queremos que as coisas se acalmem", acrescentou.
O pedido acontece após cinco noites seguidas de tumultos por toda a França. Os manifestantes continuaram a incendiar carros, escolas e delegacias, chegando até mesmo a atacar a casa do prefeito de L'Haÿ-les-Roses, Vincent Jeanbrun. Os atos já resultaram na movimentação de 45 mil policiais e na prisão de mais de 3 mil pessoas.
Torch cars across #France
? Ajit kumar (@connectajitcpr) July 1, 2023
as riots enter 3rd night.
The massive protests that
rocked France were caused
over the deadly police shooting
of a 17-year-old teenager
of Algerian and Moroccan
descent at a traffic stop.
He was shot in the chest.
pic.twitter.com/ZSyYlmaDOt
#FranceOnFire#FranceHasFallen
? Raging Rob Is Back (@RagingRobIsBac3) July 2, 2023
France has Halted all Public Transport across the Nation beginning later tonight as 40,000 Federal and Local Police have been Deployed across the Country in hopes to Quell the Nationwide Protests and Riots that have been ongoing for 2 days pic.twitter.com/BPdO6quKCY
Na noite de domingo (30.jun), o presidente Emmanuel Macron se reuniu mais uma vez com o gabinete de crise para discutir medidas para conter os atos. Para esta 2ª feira (3.jul), o líder francês tem reuniões marcadas com os líderes das duas câmaras do Parlamento, bem como com os prefeitos das 220 cidades afetadas pelos protestos.
Entenda o caso
Identificado como Nahel, o adolescente de 17 anos foi parado por uma blitz na manhã de 3ª feira (27.jun), na comuna de Nanterre. Como estava dirigindo sem documentos, o adolescente acelerou o veículo, o que fez com que um dos policiais disparasse um tiro. Nahel morreu pouco tempo depois de ser atingido no peito e o carro bateu em um poste.
+ EUA: tiroteio em festa deixa 2 mortos e 28 feridos em Baltimore
A abordagem foi registrada por um morador, que compartilhou o vídeo nas redes sociais. A divulgação provocou uma eclosão de tumultos em Nanterre, localizado no subúrbio de Paris, mas logo se espalhou por toda a França, incluindo na cidade de Lyon - terceira maior do país. O jovem foi enterrado no sábado (1º.jul).