Ataque de cartel deixa 20 mortos na fronteira entre México e EUA
Criminosos invadiram cidade mexicano de Villa Union; entre as vítimas do tiroteio estão 2 civis e 4 policiais
Um ataque a tiros deixou ao menos 20 mortos próximo à fronteira entre o México e os Estados Unidos. O caso aconteceu na cidade de Villa Union, no estado mexicano de Coahuila, a cerca de 20 quilômetros do Texas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo autoridades locais, o atentado foi orquestrado por um cartel de drogas, que comanda o tráfico na região. Em comunicado oficial, divulgado pela Associated Press, o governo de Coahuila afirma que um comboio de caminhonetes, com homens trajados com uniformes militares, invadiu a cidade e atacou a prefeitura de Villa Union. A ação durou cerca de uma hora.
Durante o tiroteio, informa o governador Miguel Angel Riquelme, no documento, ao menos 14 integrantes da facção foram mortos pelas forças de segurança. As outras vítimas seriam 4 policiais e 2 civis, que teriam sido feitos reféns pelos criminosos e, depois, executados.
Outros 4 jovens também teriam sido sequestrados pelo bando, porém, resgatados ainda com vida e encaminhados a hospitais da região, com ferimentos. Ao menos 6 policiais foram feridos na ação.
Ainda de acordo com o governador, forças de segurança mexicanas atuam na região, com o auxílio de helicópteros, para capturar atiradores que conseguiram escapar do cerco policial.
A razão para o ataque ainda é desconhecida, mas, autoridades afirmam que, nos últimos meses, cartéis locais têm lutado pelo controle das rotas de contrabando no norte do México. Não há ainda evidências de que uma facção rival tenha sido o alvo de retaliação em Villa Union.
Leia também: