Ex-presidente da França é condenado a 3 anos de prisão por corrupção
Nicolas Sarkozy tentou apelar da decisão, mas teve recurso negado. Ele poderá cumprir a pena com tornozeleira eletrônica
SBT News
O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy sofreu um revés nesta 4ª feira (17.mai) e teve a condenação de três anos de prisão confirmada por um tribunal de apelação na França. Ele tentava reverter uma decisão de 2021 que o considerou culpado por corrupção e tráfico de influência por um caso de favorecimento a decisões judiciais revelado por meio de escutas telefônicas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essa é a primeira vez na história da França que um ex-presidente é condenado por corrupção e sentenciado à prisão. Sarkozy, que foi presidente de 2007 a 2012, poderá cumprir a pena com tornozeleira eletrônica.
Segundo sua advogada, Jacqueline Laffont, ele levará a batalha à mais alta corte da França, a Cour de Cassation.
Esse é somente um dos vários casos legais que o ex-presidente de 68 anos enfrenta. Em 2021, ele foi condenado por financiamento ilegal de campanha de sua candidatura malsucedida à reeleição em 2012. O Ministério Pública da França também pediu que ele fosse levado a julgamento sob a acusação de ter recebido milhões em financiamento ilegal para sua campanha de 2007 pelo então regime do líder líbio Muammar Khaddafi. Na ocasião, ele saiu vitorioso no pleito.
* Com informações da Associated Press